Cidadeverde.com

Polinter investiga carros clonados que possuem documento do Detran

A Polinter está investigando uma suposta fraude envolvendo carros clonados no Piauí. Os veículos estariam transitando com documentos expedidos pelo Detran. Uma mulher, que não quis se identificar, encontrou um carro idêntico ao seu em uma concessionária. O gerente acionou a polícia. A dona do veículo verdadeiro descobriu que a segunda via de seu documento foi retirada do Detran por outra pessoa.


O carro clonado estava em uma concessionária da zona Leste, por causa de um problema mecânico. Coincidentemente, a dona do carro verdadeiro também foi procurar atendimento no mesmo local. As pick ups têm modelos, cor, placas e documentos iguais. Ao investigar o caso, a Polinter descobriu que o carro falso foi roubado em 2010, na cidade de Caruaru-PE. 

A dona do veículo clonado mora em Caxias-MA e está sendo indiciada por crime de receptação. A proprietária do carro verdadeiro foi avisada no Detran que a segunda via de seu documento havia sido retirada por outra pessoa, que ela não conhece. A polícia entrou com requerimento pedindo os dados da pessoa que retirou a segunda via, mas até agora o Detran não forneceu explicações sobre a suposta fraude.


"Já encaminhei documento ao diretor do Detran, requisitando o cadastro dessa pessoa que retirou o documento. Isso tem que ter. Já reiterei o pedido, mas acredito que ele, por causa das suas ocupações, ainda não respondeu. Eu vou fazer mais um ofício, se não houver resultado, vou representar uma cautelar perante o juiz criminal. Não gostaria de fazer isso porque é um órgão institucional, que tem o dever moral e legal de combater o crime", explicou o delegado Francisco Bareta. 


Uma lei votada pela Assembleia Legislativa em 2011 e sancionada pelo Governo do Estado garantiu a isenção de taxas atrasadas do IPVA até 2000. Com a mudança, as vistorias deixaram de ser realizadas pela Polinter e passaram a ser realizadas por empresas terceirizadas pelo Detran. Segundo a polícia, a medida fez crescer o número de carros roubados e clonados no Piauí.


"Eu já indiciei, nada mais, nada menos do que 20 pessoas que compraram carros roubados, levaram para fazer vistoria e receberam o documento de certificação veicular, o carro sendo roubado", alertou o delegado da Polinter, que recebe de duas a três denúncias de carros roubados por semana.

Reportagem de Vinícius Vainner (TV Cidade Verde)
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais