Cidadeverde.com

Zeca Baleiro critica “dancinhas” e canta Jessie J. ao gravar DVD

Imprimir
É impossível ficar inume as provocações de Zeca Baleiro quando ele está no palco. Na gravação do novo DVD – o sétimo da carreira – o cantor e compositor maranhense revive sucessos consagrados, faz homenagem a Luiz Gonzaga, canta em inglês uma canção da britânica Jessie J e ironiza as  “dancinhas” e “passinhos”, que virou febre no mercado da música.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Foram duas horas de gravação no espaço Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, na capital carioca, com o artista e banda. O novo DVD não contou com nenhuma participação especial no palco, mas têm regravações com Martinho da Vila (Disritmia), Frejat (Nada Além), Adriana Calcanhoto (Marinheiro), Raul Seixas (A maçã) e André Abujamra (Alma não tem cor). O trabalho é do show “Calma Aí, Coração”, nome de uma das músicas do seu último álbum, “Disco do Ano”.

A maioria das músicas é do novo CD “Disco do ano” com temática ao amor e análise do cotidiano, uma marca de Zeca Baleiro. Ele deu início a gravação do DVD com a música “O desejo”, um rap provocativo que gravou no novo álbum com Chorão, do Charlie Brown. Na plateia estava a atriz Letícia Sabatella, além da cantora Zélia Duncan e a jornalista Leilane Neubarth.


Vestido de terno e gravada em tons de branco e preto psicodélico, Baleiro vai tirando as peças durante o show. Ele canta na sequência “Disritmia”, “Nada Além”, “Versos pedidos (as frases são minhas, as verdades são tuas) e canções novas como “Nu” e “o amor viajou”.

Ele brinca com o público: “Eu não aguento mais fazer DVD. Eu fico preocupado, não me divirto, mas eterniza o trabalho”. Uma fã grita bem alto. “relaxa Zeca” e ele responde rindo: “não se pode relaxar e nem gozar aqui”. Neste instante, começa a cantarolar só no violão a música “Muito estranho”( Mas se um dia eu chegar muito estranho, deixa essa água no corpo e lembrar nosso banho...hum!!) e não termina a música e disse que é “gaiatice sua”.

Logo depois, regrava a canção de Adriana Calcanhoto “Marinheiro”, segue com “Comigo” (você vai comigo aonde eu for) e canta “Prince Tag” consagrada na voz de Jessie J. Zeca passeia ainda por “Quase Nada”, canção que gravou em 2008, “Bandeira”(eu não quero ver você fumando ópio pra sarar a dor) e Zás (Nem olhei pra trás quando eu sair) do novo trabalho como “Ela não se parece com ninguém”.

 
Crítica
Ao gravar a música “Funk na lama”, que não está no novo álbum, Zeca Baleiro se justifica: “Como existe no Brasil uma onda de danças coreografadas e a gente não queria ficar de fora, fizemos essa dancinha coreografada para vocês”. Neste instante, os músicos deixam os instrumentos, ficam em frente ao palco e, ao lado do cantor, reproduzem passinhos com a canção em ritmo de axé e funk: “Tanto faz se é Ivete ou Shakira, tanto faz se Sá, Rodrix ou Guanabira, Cê vai ter que responder pelo que faz, Cê vai ter que responder pelo que diz” e dançam ao som do refrão: “Vem cachorra, nem precisa de cama, o mundo tá atoladinho na lama”.

 
Erro na gravação
No final do show, o músico veio avisar que teria que gravar uma parte do show, pois houve problema técnico no vídeo. Uma senhora no público grita: “repete de novo o show, tá lindo, não tem problema”. Com cara de quem não gostou pelo erro técnico, Zeca Baleiro diz: “Tá vendo, por isso eu não gosto de DVD, enche o saco” e brinca ajeitando as mangas da camisa. “as mangas antes estavam arregaçadas ou dobradas?”, pergunta para o publico. Outra fã provoca? “É DVD pornô?” e ele responde rindo: “apesar de tudo, isso aqui é sério, nada de pornô”.

O público grita, canta com o cantor ao regravar “Babylon”, “Telegrama”, “Respeita Januário” e “Mamãe Oxum”. Além da banda, Zeca usa um telão gigante com cenas de mulheres nuas, da lua cheia, imagens aéreas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro e desenho de árvores brotando em plena selva de pedra dos prédios urbanos. Zeca encerra a turnê “Disco do ano” com a gravação do DVD que pretende lançar no próximo ano. 

 
Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Zeca Baleiro