Cidadeverde.com

Expectativa sobre a Seleção Brasileira de 2013

Imprimir
A temporada de 2012 não foi boa para o futebol brasileiro no plano da Seleção. Ficou marcada por vitórias contra adversários considerados fracos e derrotas diante de seleções de bom histórico no futebol internacional. 


Na Olimpíada de Londres Mano Menezes escalou um time chamado de poderoso para ganhar o título mas fracassou na decisão com o México.No ranking da FIFA a nossa posição é das piores da história do futebol brasileiro. E não vamos esquecer a vergonha que passamos na Copa América da Argentina.

O técnico seria mesmo o grande responsável pelo desempenho da Seleção do Brasil? Dezenas de jogadores foram convocados ao longo de dois anos e o que constatamos foram atuações medíocres. E a nossa imprensa cometendo o erro de exagerar nos elogios simplesmente por conta de lances isolados e até mesmo vistos em campos de pelada nas cidades brasileiras. 


Uma "carrapeta" de Damião ficou nas manchetes durante meses como se representasse a conquista de uma Copa do Mundo. Nem mesmo Neymar conseguiu convencer. Não realizou uma só grande partida com a "amarelinha".

Aliás, lembramos que a imprensa "castigou" o técnico Dunga por não convocar Ganso e Neymar para a Copa do Mundo da África do Sul. Muítos companheiros afirmaram que "o Brasil seria campeão do mundo com Ganso e Neymar". Seria mesmo ? Que títulos ganhamos com os dois jogadores nos últimos dois anos ? 

Lembramos que no início do trabalho da Mano Menezes o Brasil foi jogar nos Estados Unidos e venceu os donos da casa por 2 x 0. Foi o suficiente para garantirem mesmo que "com eles em campo o Brasil teria levantado a taça na África do Sul". Esqueceram, porém, de dizer que os americanos estavam se arrastando em campo.

Ficou claro, depois de tantos jogos e experiências, que Mano Menezes não conseguiu definir um grupo de 22 jogadores para a Seleção Brasileira. Faltou sequência de regularidade desses profissionais.


A partir de agora a Seleção Brasileira necessita de uma atitude mais firme do técnico Luiz Felipe Scolari, escolhendo jogadores por rendimento técnico e por "espírito de seleção", o que implica em trabalhar em conjunto e não visando aparecer isoladamente para conseguir bons contratos.

 Scolari mostrou que sabe comandar um grupo de vaidosos. Foi assim na Copa Japão-Coreia e precisa ser outra vez. Naquela Copa o técnico não cedeu às pressões para convocar Romário e agiu com rigor quando teve que intervir para acabar com as ciumadas. 

A imprensa tem um papel importante a cumprir no futuro da Seleção Brasileira. Basta apoiar as boas decisões do técnico e não ficar elogiando a quem não merece, simplesmente porque joga nesse ou naquele clube.

E vamos prá campo. Teremos amistosos contra adversários de nível realmente de Copa do Mundo e na Copa das confederações o nosso escrete vai enfrentar Japão, México e Itália, em busca de uma classificação para a luta final pelo título.

Além dos noventa jogadores convocados, quem mesmo merecia ser chamado e não foi ? Vamos aguardar a primeira convocação do novo técnico.Com certeza, as opções não são muitas.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais