Cidadeverde.com

Madonna não canta "Like a virgin" e frustra fãs em SP

Imprimir
A cantora Madonna frustrou os fãs que estiveram no estádio no Morumbi, em São Paulo, na noite desta terça-feira (4) ao deixar de fora do setlist "Like a virgin". Ela subiu ao palco por volta das 22h30 e ao longo de cerca de 1h40 de show (No Rio, no último domingo, a apresentação teve duas horas de duração) – o primeiro dos dois agendados para a cidade – abriu mão um de seus principais hits, que na atual turnê vinha aparecendo em roupagem diferente da versão original, mais lenta. Na primeira noite na capital paulista, Madonna cantou para 58 mil pessoas, segundo a organização do evento.

Fotos: Flavio Moraes/G1

"Para o repertório, eu dou nota cinco, mas para a produção, dou nota dez", afirmou, logo após o término na apresentação, a auxiliar administrativo Adriana Barreto, 35. Acompanhada de uma amiga, ela dizia que esteve também no show que Madonna fez em São Paulo em 1993. Ela preferiu aquele – "excelente", em suas palavras – ao desta terça. "Não gostei. Quem é fã recente deve ter adorado, mas eu, que sou de outra época, não. Minha maior frustração foi ela não ter tocado 'Like a virgin' e 'Holiday'.” Já a colega, a supervisora Lilian Soares, de 40 anos, diz crer que o público atual "deve ser o que curte música eletrônica". "Só a gente pulou e cantou quando ela cantou 'Like a prayer'."


Como de hábito na atual turnê, Madonna entrou no palco ao som de sinos e canto gregoriano, que precederam o primeiro número da noite, "Girl gone wild". Na canção seguinte, "Revolver", ela se dirige ao público: "E aí, São Paulo!". É, então, ovacionada por uma audiência que assiste a tudo como se estivesse diante de um musical, mistura de teatro e performance. Apesar da devoção de muitos fãs, a apresentação perde engajamento justamente pelo excesso de firulas tecnológicas. Os dançarinos são tão protagonistas quando a cantora. O público parece mais preocupado em acompanhar o "roteiro", e acaba esquecendo de gastar o gogó.

A manifestação mais calorosa veio cinco músicas adiante, com "Express yourself" – e não apenas por causa da já tradicional citação/provocação a Lady Gaga, com o uso de versos de "Born this way", famosa na voz desta última. Agora, Madonna requebrou com entusiasmo, assegurando novas aprovações dos fãs.


A interação se repetiu em "Open your heart". "Cantem esta comigo, vocês sabem!", intimou Madonna, antes de iniciar a música. Em seguida, veio um discurso "contra qualquer tipo de guerra e discriminação". Ao término, endossou: "Uma só alma". "Não tem diferenças no mundo – hétero, gay, negro, branco... Somos uma só alma! Vocês conseguem me entender? Se sim, gritem 'fuck yeah'. Caralho!". O palavrão já havia sido dito por ela algumas vezes, sempre em português. Ela fez questão de mostrar que aprendeu o que interessava do idioma  para o público vibrar.

Também em português, Madonna falou a palavra "gostosa", galanteio usado para elogiar uma de suas bailarinas durante a canção "The erotic candy shop". Repetiu a brincadeira quando terminou o habitual striptease, que em São Paulo rendeu um coro do público, que gritou o mesmo adjetivo usado pela cantora. No término desta passagem do show, a pop star apanhou a camiseta de um fã e vestiu.

Passava pouco da meia-noite desta terça-feira quando Madonna se despediu do público. Encerrou acompanhada de um potente coral em "Like a prayer". A música teve uma participação mais dedicada da plateia. A própria cantora esticou o braço até a boca de diversos fãs, cobrando atuação. Balançou a bandeira do Brasil ao final da música, e encerrou o show com "Celebration". E fechou com o clássico "Obrigada, São Paulo, eu te amo". Enquanto ela deixava o palco, fãs pediam que ela tocasse "Like a virgin", sem serem atendidos. A cantora se apresenta novamente na cidade nesta quarta-feira (5).

Versão lenta

As apresentações da turnê que divulgam o álbum "MDNA", lançado em março de 2012, duram duas horas, com muita tecnologia e efeitos visuais. Como citado, a cantora faz striptease e canta trecho de "Born this way", de Lady Gaga, junto com sua "Express yourself", que Gaga foi acusada de plagiar, e a nova "She's not me" (ela não é eu). "Papa don't preach", "Vogue" e "Music" estão entre os hits presentes. "Like a virgin" costuma ser cantada em versão com voz e piano.

O show desta terça em São Paulo aconteceu dois dias depois de Madonna ter sido foi vaiada no Rio, pelo atraso de três horas. A ocasião ficou marcada ainda por uma espécie de homenagem às "periguetes". "Sim, sou uma periguete. Então, deem meu dinheiro", brincou. Ela trazia a alcunha escrita nas costas. "Uma periguete inspira outra. Quero dedicar esta música a todas elas", anunciou pouco antes de cantar "Like a virgin". Em São Paulo, porém, a graça não se repetiu. Nas costas, a cantora exibiu apenas uma de suas tatuagens, e pulou uma das clássicas canções. A "Madonna-periguete" e a interpretação dramática de "Like a virgin" ficaram apenas com o público carioca. 

A passagem da "MDNA" no Brasil se encerra com um show em Porto Alegre no próximo domingo (9). A cantora passou por São Paulo nas três turnês que fez no país. O primeiro show da carreira de Madonna no Brasil, inclusive, ocorreu na cidade, em 3 de novembro de 1993, também no Morumbi, para 86 mil pessoas. Depois, ela cantou na cidade nos dias 18, 20 e 21 de dezembro de 2008, na "Sticky and sweet tour", para 197 mil pessoas no total.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais