Cidadeverde.com

Fundac revela material raro da história cultural do Estado

Imprimir
Fotografias raras, plantas de construções históricas, lista de bens tombados, informações sobre edificações e conjuntos arquitetônicos em via de tombamento, registro de bens imateriais de valor cultural, afetivo e histórico, legislação estadual existente e ações realizadas durante o ano, pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac), na área patrimonial formam o conjunto de documentos e de material iconográfico disponibilizado no do blog Patrimônio Cultural do Piauí.


Cemitério dos combatentes da Batalha do Jenipapo

O objetivo do blog é tornar acessível, para o público em geral, o acervo documental e fotográfico sob guarda da Fundac, além de divulgar as ações específicas da área de conservação e registro patrimoniais. “A ideia de criar o blog foi tornar acessível um material que de outro modo só seria visto por pesquisadores e estudantes. Temos fotos preciosas e raras como imagens antigas do escritor Odilon Nunes, da Igreja do Rosário de Oeiras ou mesmo uma foto do local onde foi construído o Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, algo que não se encontra facilmente. Sem falar na divulgação das ações do departamento, como as vistorias feitas diariamente em edificações da capital e do Estado”, explicou Patrícia Mendes, coordenadora do Departamento de Conservação e Registro da Fundac.

Com quase quatro mil acessos, o blog tem recebido visitas de internautas, inclusive, de outros países como Suíça, Estados Unidos, Colômbia e Portugal. “Existe muito interesse no patrimônio cultural do Piauí, sempre recebemos pedidos de informação por parte de pesquisadores e estudantes, mas não esperávamos tantos acessos de fora do país, isso só reforça a importância de tornar disponíveis esses documentos e imagens", ressaltou Patrícia Medes.


Igreja do Rosário em Oeiras

O blog traz também informações sobre as vistorias realizadas pela Fundac em Teresina e no Estado. Em 2012, foram feitas mais de 480 visitas em edificações do Piauí, com destaque para as vistorias realizadas em São Raimundo Nonato. “Pensava-se que não havia edificações que merecessem proteção dentro da cidade de São Raimundo. Em nossas vistorias verificamos que existem 43 casas com valor arquitetônico comprovado. No blog disponibilizamos os cadastros do processo de tombamento deste conjunto arquitetônico onde constam fotos e detalhes dos prédios. Quem quiser ver é só acessar”, enfatiza a coordenadora.

O endereço do blog Patrimônio Cultural do Piauí é www.crcfundacpiaui.wordpress.com. Além dele, a Fundac conta com um site de notícias que integra a rede de comunicação do Governo do Estado. Para saber mais sobre o trabalho realizado pela fundação, acompanhe suas ações através do www.fundac.pi.gov.br. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais