Cidadeverde.com

Corpo de Niemeyer é enterrado no Rio

Imprimir
Sob muitos aplausos, o caixão do arquiteto oscar Niemeyer foi retirado do carro do Corpo de Bombeiros na entrada do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Familiares, amigos e admiradores se aglomeram na porta principal, de onde sairá o cortejo em direção ao mausoléu onde o arquiteto será enterrado. Bandeiras do partido comunista acompanham o cortejo, que tem a presenca também da Banda de Ipanema. A Guarda Municipal e a Polícia Militar organizam o trânsito na Rua General Polidoro, que apresenta retenção.


Após o velório do Palácio do Planalto, na tarde de quinta-feira, o corpo do arquiteto foi trazido de volta ao Rio, para um segundo velório nesta sexta-feira, no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. Durante o dia, parentes, amigos, autoridades, artistas e populares passaram pelo salão nobre para se despedir. O número de presentes, no entanto, não foi contabilizado. Em seguida, um ato ecumênico foi celebrado pelos padres Jorjão e Omar, o rabino Nilton Bonder e o pastor luterano Mozart Noronha. O pastor Mozart Noronha disse que o arquiteto ajuda a todos a entender o significado da passagem bíblica que diz "a fé move montanhas":

— Acho que pela primeira vez, no Rio, um pastor, um rabino e dois padres se reuniram numa celebração pela morte de um ateu comunista.


Oscar Niemeyer estava internado desde o dia 2 de novembro no Hospital Samaritano, onde vinha sendo submetido a hemodiálise e fisioterapia respiratória. Nos últimos dias, exames laboratoriais apresentaram piora. Após uma parada cardíaca na manhã de quarta, ele foi sedado. À noite, não resistiu e morreu. Ele completaria 105 anos no dia 15 de dezembro.

Fonte: Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais