Cidadeverde.com

Filme Tal pai, tal filho" estreia no povoado onde foi gravado

Imprimir
O povoado Santa Teresa parou para assistir a estreia do filme “Tal pai, tal filho”, longa-metragem produzido pelo Ponto de Cultura Casa do Cantador e que teve como cenário a comunidade, situada na zona Rural Leste de Teresina. A exibição do filme aconteceu na Escola Municipal Santa Teresa e foi prestigiada, também, pela vereadora Rosário Bezerra (PT).

O filme é resultado das aulas de uma oficina de audiovisual promovida pelo ponto de cultura Casa do Cantador. Durante o lançamento, Pedro Mendes Ribeiro, da coordenação do instituto, agradeceu a participação dos moradores da comunidade no projeto.  “É muito satisfatório ver todos prestigiando este momento. É preciso que vocês entendam que o filme mostra um pouco da história de vocês e este conhecimento só chegará aos nossos netos se assumirmos esta realidade e nos orgulharmos dela”, disse Pedro.


Ao participar do lançamento, a vereadora Rosário Bezerra lembrou a importância deste feito. “É uma obra que exalta os folhetos de cordel, a cantoria. Manter viva e difundir estas manifestações tradicionais são aspectos primordiais para a memória do nosso povo”, disse.

A escritora Marleide Lins, integrante da equipe de produção do filme, explica que a escolha pelo povoado Santa Teresa se deu por conta da composição arquitetônica da área, considerada ideal para o roteiro pensado. “Não tínhamos recursos para montar um cenário e encontramos aqui o ponto ideal, com as casas, a igreja e outros elementos típicos da zona rural”, explica.

A partir de agora, “Tal pai, tal filho” será exibido em festivais de cinema alternativo pelo Brasil. “Atualmente, existem mais de cinco mil pontos de cultura espalhados pelo país e os festivais são o momento de interação e troca de experiências”, afirma Marleide, sobre os projetos para 2013. Além disso, neste domingo (8), a exibição do filme será a atividade de abertura da Mostra de Cinema de Lagoa do Piauí, cidade situada ao Sul de Teresina.


As gravações de “Tal pai, tal filho” foram feitas ainda no primeiro semestre deste ano e resultaram em 55 minutos de filme. Com direção de Nette Alencar e Herbeth Rogger, o longa tem como atores protagonistas o professor, poeta e jornalista Pedro Mendes Ribeiro e o poeta Manoel Messias Adriano Freitas. Assinam essa produção Pedro Mendes Ribeiro, Maria Auriene Vidal e Marleide Lins. O roteiro foi adaptado por Joaquim Mendes Sobrinho e Manoel Messias Adriano Freitas.

O Ponto de Cultura da Casa do Cantador do Piauí é mantido por meio de convênio entre a Associação de Violeiros e Poetas Populares do Piauí e a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC – Governo do Estado do Piauí / Mais Cultura – Ministério da Cultura – MINC.




Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais