Cidadeverde.com

Imepi realiza operação e fiscaliza itens usados nas ceias de Natal

Imprimir
O consumidor pode comemorar ao comprar o tradicional panetone para a ceia de Natal: o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) conferiu o peso de 15 marcas do produto disponíveis no comércio de Teresina e apenas uma teve o peso reprovado. Até agora, o laboratório de pré-medidos realizou exames em 99% das amostras coletadas.


Outros alimentos muito consumidos no período natalino como passas, frutas cristalizadas, cerejas em calda, damasco, nozes e biscoitos, também foram periciados e entre eles, apenas a cereja em calda apresentou peso inferior ao indicado na embalagem.

Os fiscais do Imepi visitam frequentemente os estabelecimentos comerciais da capital e do interior do Estado, inclusive realizando exames in loco para verificar a presença da etiqueta indicativa de peso em produtos previamente embalados pelo fabricante. Neste caso, são periciados alimentos que ficam armazenados nas câmaras frigoríficas de supermercados e etiquetados pelo revendedor, como peru, frango, miúdos de aves, fígado, carnes, etc.

"A fiscalização do Imepi é contínua e nos últimos anos observamos que os comerciantes vêm se adequando e corrigindo erros, beneficiando diretamente o consumidor, que geralmente na hora da compra não percebe a diferença no peso", afirmou o diretor-geral do Imepi, Messias Júnior.

Os exames realizados no Imepi obedecem rigorosamente os procedimentos do Inmetro, garantindo o perfeito estado de conservação dos alimentos, que são doados posteriormente para instituições cadastradas no órgão.

Qualquer irregularidade pode ser denunciada à Ouvidoria do Imepi, através do fone 0800 281 1411 ou e-mail [email protected].

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais