Cidadeverde.com

Exposição Franciscana de Presépios começa no próximo domingo

Imprimir
A VI Exposição Franciscana de Presépios da Paróquia de São Raimundo Nonato, no bairro Piçarra, será aberta neste domingo (16), às 20h30. Este ano, a equipe organizadora escolheu como tema "O Nascimento de Jesus" e como lema "Maria e José Exemplos de Fé", que será apresentado ao público e a imprensa para deleite dos apreciadores da arte e da história de Jesus Cristo.

Histórico das Exposições
Em 2007, a Paróquia de São Raimundo Nonato realizou a 1ª Exposição Franciscana de Presépios, um projeto idealizado pela Província Franciscana através do Frei Lucas e implantado por iniciativa do pároco Frei Jocélio de Sousa. A exposição surgiu como algo novo para a comunidade, dessa maneira todos puderam apreciar o Nascimento do Menino Jesus de uma forma coletiva.  O primeiro ano da exposição tinha como objetivo mostrar a beleza dos presépios Franciscanos.

A segunda exposição aconteceu em 2008, contando com um grande numero de mãos habilidosas, cujo resultado foi o crescimento de visitantes vindos de diversos lugares, além da cidade de Teresina, os quais não deixavam de contemplar tamanha beleza. O público se encantou com a visão global dos presépios que identificavam países de todos os continentes, retratando sua originalidade, a expressão artística de cada povo e sua religiosidade.
 
Em 2009, o projeto ganha um caráter referencial e informativo, foi desenvolvido baseado no tema: “A preservação do meio ambiente”, o qual estava relacionado à Campanha da Fraternidade daquele ano. Foi um momento de grande importância para a comunidade, pois tiveram uma nova visão de mundo e os seus problemas em decorrência da não preservação ambiental. Destaque para a participação relevante do povo em busca de materiais recicláveis para ornamentação da exposição, onde foram criados presépios a partir da reutilização de garrafas pet, jornais e outros objetos que são jogados no lixo, comprometendo cada vez mais a mãe natureza. A equipe de montagem ficava cada vez maior, a comunidade participou e abraçou a criação, junto com elementos de vários grupos e pastorais. Neste ano São Francisco recebe todos com o menino Jesus nos braços ao lado de uma fonte, uma cena comovente que chamou a atenção dos visitantes.,

Em 2010, a exposição sofre uma transformação, ela ganha uma dimensão religiosa incorporada entre o povo e a Igreja.  Na entrada a primeira impressão do visitante era a cena “A anunciação de Maria”, retratada por uma mulher negra do povo e um anjo com traços mestiços e indígenas, cuja magreza revelava um povo sofrido. Mais uma vez a beleza dos presépios aflora e os visitantes relatavam fatos milagrosos vivenciados em suas vidas, demonstrando a sua fé, já outros se aglomeravam aos arredores da Igreja em busca de saúde e proteção divina diante do Menino Jesus. O que se percebia embora existindo diferenças de religiões e crenças entre os visitantes, a contemplação do nascimento de Jesus em cada presépio proporcionava olhares e comentários que se igualam na humildade da cena, ambos queriam ver todos os presépios em busca de algo que somente Deus poderia ver e atendê-los.

Em 2011, a 5ª exposição teve como tema central ”A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Izabel”, que chamou a atenção, pois, com este gesto, Nossa Senhora revela sua missão, através da solidariedade e doação a serviço de seus irmãos, assim seguimos o exemplo de Maria. Dentro do ano da Caridade foi explorado o Lema: “A Caridade é doar-se”, pois como Maria, devemos também exercer a caridade. A exposição contou com doze presépios que foram cuidadosamente distribuídos e ornamentados pela equipe organizadora no Salão Paroquial, com iluminação, som de boa qualidade e cartazes espalhados com frases sobre a caridade. 

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais