Cidadeverde.com

Comitê da Copa do Mundo reprova projeto do PI para sub-sede em 2014

Imprimir
O comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 reprovou o único projeto apresentado pelo Piauí, que pretende receber uma das seleções que disputará jogos em Fortaleza-CE. A proposta de centro de treinamento em Parnaíba, litoral do Estado, pode ser apreciada mais uma vez, na quarta e última janela de inscrições, prevista para 2013.


Durante a série de entrevistas do repórter Herbert Henrique sobre os preparativos para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Prates, abriu uma nova esperança para que o Piauí seja uma sub-sede ou um dos destinos brasileiros incluídos no pacote que será oferecido mundialmente.

“Uma nova janela de inscrição será aberta no primeiro semestre e o Piauí pode se inscrever novamente e caso cumpra os requisitos poderá receber uma seleção ou um grupo de torcedores que vão assistir aos jogos em Fortaleza-CE. A Fifa recomenda o mínimo de 64 destinos, que nós já temos, mas nossa expectativa é de aumentar para 80 ou 90, já que o governo federal que mostrar o máximo do nosso país possível”, declarou Prates.

Ele disse que a vantagem do Piauí é ter belezas naturais e está perto do Ceará que será uma das sedes dos jogos. Com isso, Parnaíba seria uma opção para as seleções da Copa do Mundo oferecidas pelo comitê, para que os jogadores façam seu período de aclimatação. Os centros são sugestões para os países e a aprovação pelo comitê não implica em garantia da cidade vir a se tornar sub-sede.

Dentro do projeto do Piauí está a Vila Olímpica de Parnaíba, ainda em construção e com um estádio para 40 mil pessoas. Porém, o Comitê avalia também a distância em relação ao aeroporto e hotel, por exemplo, bem como a qualidade dessas estruturas.


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu apoio ao Piauí caso seu projeto seja aprovado. "O Governo Federal vai apoiar todos os centros de treinamento para a copa de 2014 que tenham equipamento público, ou seja, em áreas públicas. E se o Piauí preencher esses requisitos do comitê organizador local e da Fifa para acolher seleções, certamente receberá o apoio do Governo Federal".



Atualizada às 14h59

com informações de Herbert Henrique (TV Cidade Verde)
Caroline Oliveira e Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais