Cidadeverde.com

OAB-PI vai acompanhar situação das famílias do Jacinta Andrade

A seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PI - vai acompanhar a situação das casas invadidas no residencial Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina. O presidente da entidade, Sigifroi Moreno Filho, recebeu nesta sexta-feira (21) uma comissão de moradores que ocuparam imóveis já sorteados para outras famílias no conjunto habitacional e prometeu acionar a Comissão de Direitos Humanos para verificar o problema. 


Nos últimos dias, por força de decisão judicial, 118 famílias tiveram de deixar as casas para que os verdadeiros proprietários ocupem os imóveis. O problema é que os invasores reclamam não terem onde morar. 

"Direito a moradia é um direito constitucional. Dessa forma, não se concebe que o conjunto Jacinta Andrade tenha um grande número de imóveis desocupados e pessoas estejam sendo despejadas sem alternativa de moradia. Esse é um problema de Estado e questão de direito humanos", declarou Sigifroi Moreno Filho. 


Além de acompanhar a situação com sua Comissão de Direitos Humanos, a OAB-PI vai se reunir com o Ministério Público Estadual, que já atua no caso, e ainda se habilitar no processo judicial de reintegração de posse. 

Reunião na ADH
Márcio Freire, da comissão de ocupantes do Jacinta Andrade, informou que não tem conhecimento da reunião feita na OAB-PI, que pode ter ocorrido com um grupo de famílias dissidentes.

Ele informou ao Cidadeverde.com que a comissão registrada na Agência de Desenvolvimento Habitacional - ADH - se reuniu em sua sede nesta sexta-feira com parte dos invasores e se comprometeu a garantir a eles 20% das casas do residencial. 

Ainda de acordo com Freire, famílias ficaram mais tranquilas após o presidente da ADH, Gilberto Medeiros, reafirmar o compromisso de destinar parte das casas aos ocupantes, que já deixaram os imóveis e aguardam uma resposta em janeiro. Somente três invasores ainda estariam no residencial e já se preparando para deixar o local antes do Natal. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais