Cidadeverde.com

Ministro admite falha humana em apagão que atingiu o Nordeste

Imprimir
Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o apagão que atingiu oito estados do Nordeste em fevereiro de 2011 mostra que funcionários da subestação onde ocorreu a falha que levou ao desligamento não sabiam como proceder para restabelecer o fornecimento de energia.


Nesta segunda-feira (24), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu a falha dos operadores. De acordo com ele, serão tomadas medidas para evitar que problemas semelhantes voltem a acontecer.

Na época, o governo apontou que o problema foi causado por um defeito no sistema de segurança da subestação de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, controlada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que pertence à estatal Eletrobrás.

Por meio da Lei de Acesso à Informação, o jornal "O Estado de S. Paulo" obteve a transcrição de diálogos entre operadores do sistema elétrico no dia do apagão. De acordo com a reportagem do jornal, as conversas mostram sufoco dos técnicos para restabelecer o fornecimento de energia.

Os diálogos apontam que os funcionários da subestação desconheciam como proceder. Eles precisaram ir atrás do manual de instruções em cima da hora. Segundo a reportagem, quando o abastecimento de todo o Nordeste dependia apenas da abertura de uma chave, os técnicos discutiam se não era melhor fechá-la.

O jornal informa que o relatório da Aneel também aponta várias irregularidades, como aparelhos fora de operação e dificuldade de acesso aos procedimentos operacionais. O documento, segundo a reportagem, diz que o problema técnico teria sido encerrado caso a falha descrita não fosse acompanhada de procedimentos inadequados da equipe da Chesf.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu que os técnicos da estatal “falharam lamentavelmente” no episódio. De acordo com ele, os problemas identificados foram corrigidos. Ele afirmou ainda que os operadores passam por constante treinamento.

“Eles já são preparados sempre. E são reciclados. Neste caso, falharam lamentavelmente”, disse Lobão. “Nós tomaremos providências mais efetivas para evitar no futuro episódios como esse que tem acontecido”, completou o ministro.

Por conta das falhas, a Chesf foi multada em R$ 32 milhões pela Aneel. Em novembro, após uma série de apagões, o Ministério de Minas e Energia determinou um “pente-fino” em subestações do país. Lobão disse que o resultado dessa ação será conhecido em fevereiro.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais