Cidadeverde.com

Delegacia Geral: 5 mil inquéritos e grandes operações feitas em 2012

Imprimir
O delegado geral James Guerra apresenta nesta quarta-feira (26) uma retrospectiva das ações realizadas pela polícia civil em 2012 no Piauí. O relatório diz que foram instaurados 5.842 inquéritos policiais em todo o Estado e realizadas 2.075 autos de prisão em flagrante somente na Central de Teresina.
 
"Prendemos em flagrante mais do que a capacidade prisional do nosso Estado em um ano", declarou o delegado. 

O levantamento também informa que foram lavrados 1.068 termos circunstanciado de ocorrência na capital e apreendidas 489 armas de fogo, em todo o Estado. As armas são encaminhadas ao 25 BC que se encarrega da destruição. 

 
Em relação a Delegacia Virtual, foram registrados 21.500 boletins de ocorrência de natureza não criminal, como, por exemplo, perda, extravio ou inutilização de documentos ou objetos.

"A nossa expectativa foi superada, monstrando que a Delegacia Virtual pode atender a grande demanda e atende a todas as ocorrências. As pessoas que perderem sua identidade do Piauí em São Paulo, poderá entrar na delegacia virutal e expedir seu BO e imprimir lá mesmo", destacou o delegado Paulo Roberto, coordenador da Delegacia Virtual. 
 
Combate ao tráfico
 
Em 2012, a polícia civil realizou pelo menos seis grandes operações de combate ao crime. Entre elas a operação Segor, realizada em Picos no mês de fevereiro; operação Suricate, ocorrida em Teresina em março; operação Nômade, em Piracuruca no mês de maio; em Parnaíba, a operação Nêmesis, em junho; operação Strata, em outubro em Teresina; e Monte Parnaso em Oeiras, no mês de novembro.
 
Em todo o ano, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes realizou 312 prisões, entre elas 59 mulheres, e apreendeu 478kg de drogas.
 

O relatório destaca as apreensões uma roça com mais de 100 mil pés de maconha em Baixa Grande do Ribeiro, onde nove pessoas foram presas numa operação conjunta com a Polícia Militar. Também enfatiza a apreensão de 185kg de cocaína em apenas dois dias nas cidades de São Raimundo Nonato e Teresina. Nesta operação, três pessoas foram presas ao desembarcarem no aeroporto Petrônio Portela, que portavam 11kg de cocaína presa ao corpo.
 
A polícia civil também comemora a apreensão de 50kg de maconha na cidade de Corrente no mês de novembro. A droga vinha do Rio Grande do Sul. E também a apreensão de 4,5kg de cocaína no terminal rodoviário Lucídio Portela com um traficante.
 
De acordo com o delegado geral James Guerra, foi um ano de recordes. “Faço uma avaliação positiva. Nós conseguimos fechar o ano batendo todos os recordes de anos anteriores, tanto em apreensões de drogas de todos os tipos (crack, maconha e cocaína), como na prisão de traficantes, já que esta contabilização de 312 prisões representam criminosos de médio e grande porte. Não estão contabilizados usuários de drogas e donos de pequenas bocas de fumo”, afirmou James Guerra.
 
Ele destacou ainda o trabalho da Delegacia de Entorpecentes e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. “Foi um ano em que consolidou a profissionalização em nossas operações, já que fizemos mais de 100 sem que ninguém ficasse ferido e um tiro fosse dado”, ressaltou.
 
Outros números
 
Do relatório também consta que a Polinter recuperou 85% dos veículos roubados ou furtados no Estado em 2012. De acordo com o delegado Francisco das Chagas Costa, o Barêtta, foram 351 veículos furtados ou roubados, sendo que 299 foram recuperados.
 
Em relação às motocicletas, 533 foram objeto de roubo ou furto e 50% foi recuperado.

"É uma taxa considerada de excelência, considerando a facilidade de se retirar veículos do Estado, dado os limites com outros Estados, pelos rios inclusive", enfatizou James Guerra.
 
Outras operações
 
Na retrospectiva, também consta a Operação Aspásia, realizada em agosto, onde foi desarticulada organização criminosa responsável por facilitação de mulheres à prostituição e a operação Skining, que prendeu um estelionatário do Rio Grande do Norte em Teresina.
 
Para 2013
 
Para o próximo ano, o delegado geral confirmou que destinará uma outra equipe para a Delegacia de Entorpecentes e nos primeiros dias de janeiro será inaugurada a Delegacia de Homicídios.
 
"Foi o ano do combate ao tráfico e em 2013 vamos reforçar mais a Delegacia de Entorpecentes colocando mais uma equipe na estrutura, com delegado, escrivão e agentes, estamos vendo também mais viatura, para continuar esse trabalho", destacou James Guerra. 



Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais