Cidadeverde.com

Arcebispo de Teresina diz que fim do mundo é "ideia estapafúrdia"

Imprimir
O arcebispo de Teresina, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, foi o entrevistado desta sexta-feira (4) na série Retroperspectivas do Jornal do Piauí. Na oportunidade ele tratou de temas polêmicos como casamento gay, fim do mundo e celibato. 


O religioso afirmou que não havia o que temer quanto ao apocalipse prometido para 2012, pois, só Deus saberá o momento exato do evento. “Acredito que o medo que surgiu por causa do fim do mundo é um arquétipo humano milenarista que fica no subconsciente de algumas pessoas. Quando surge alguém com ideias estonteantes surgem adeptos”, pontua. 

Dom Jacinto disse que chegou a ver em seu círculo social pessoas amedrontadas por causa do dia 12 de outubro, data em que o “profeta” Luis Pereira dos Santos aguardava o fim do mundo. “Uma senhora me disse que disse que achava que o mundo podia se acabar e estava com medo, mas para nós a bíblia é clara: só Deus sabe o final dos tempos, nem os anjos sabem. Não foi revelado a nenhum homem.Isso nos dá tranquilidade quanto a estas ideias estapafúrdias. O profeta deturpou a bíblia”, analisa.

Interatividade
O arcebispo afirma que a Igreja Católica está fazendo um esforço, sobretudo através de sua ala jovem, para aumentar sua amplitude comunicacional através das redes sociais. “O Vaticano colocou os documentos da Igreja e seus eventos nas redes e o papa já está no Twitter. O mundo anda para frente”, declarou. 

Celibato
“O pensamento da Igreja é que o celibato é um dom de Deus e não se espera que seja compreendido pela maioria das pessoas. O celibato está nos planos divinos e deve ser livremente acolhido pelos homens e mulheres. Há muitos celibatários que o são voluntariamente”, diz dom Jacinto que cita o versículo 12 do capítulo 19 do livro bíblico de Mateus: “Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o”.

Casamento gay
O arcebispo afirma que a Igreja vê com nitidez que o casamento no sentido próprio é aquele entre o homem e a mulher, conforme está escrito no livro do Gêneses. “Mas ao afirmar isso, a Igreja não está dizendo que não possa ver com bons olhos a união civil (entre pessoas do mesmo sexo), mas a isso não chama de casamento, chama de união civil, pacto com a sociedade. Mas ela olha seus filhos com respeitos que devem amá-los”, assegura. 

2013
Dom Jacinto afirmou que este ano será movimentado para a Igreja Católica, já que o Brasil será a sede da Jornada da Juventude, evento que reúne católicos de todo o mundo. “Temos uma grande meta de que Teresina tenha uma participação muito enfática no evento, já que o Piauí é a arquidiocese mais católica. Vamos receber muitos estrangeiros na semana missionária que irão conhecer a nossa realidade, conviver com o nosso povo para levar a riqueza cultural. Teremos a ordenação de padres, e pretendemos implantar a pastoral universitária e a pastoral da saúde”, finalizou. 

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais