Uma equipe irá percorrer os mais de 900 quilômetros de trilhas do Piocerá 2013 antes do início do rali, que larga de Teresina no dia 22 de janeiro e segue até Fortaleza (CE), onde chega no dia 25. A intenção é garantir que nenhum obstáculo natural que tenha surgido atrapalhe o trajeto.
Donizete Castilho

A equipe "abre trilha" ou "coelho" é composta por dois cearenses: o piloto Armando Bispo, acompanhado do navegador Leopoldo Albuquerque. "Estamos empolgados e preparados para o desafio e a responsabilidade de abrir e checar a super prova que teremos este ano", disse Bispo.
A dupla sai de Teresina um dia antes da largada oficial. Eles terão de informar para a organização de prova, a cada dia, se surgiu algum estrago provocado pela chuva, árvore caída ou outro imprevisto que force algum desvio ou mudança no roteiro original para carros 4x4 e quadriciclo, já levantado pelo diretor geral do evento Ehrlich Cordão e o diretor de prova Zé do Rádio. "O próprio diretor de prova decidirá sobre o que deverá ser feito", acrescenta Bispo.
A 26ª edição do Piocerá abrirá o Campeonato Brasileiro Cross Country de Regularidade, o que aumenta a responsabilidade com a conferência do percurso. Para tanto, a dupla "abre trilha" apresenta um currículo recheado. Bispo já foi campeão do Sertões em 2008 e tricampeão do Velopiocerá, de 2008 a 2010.
Neste ano, ao invés do litoral, o roteiro priorizou paisagens serranas, com etapas a serem concluídas em Pedro II (PI), Ubajara e Guaramiranga (CE). Também existem percursos para motos, bicicletas e UTVs, que contarão com outras equipes de verificação da trilha.
As inscrições para todas as modalidades continuam abertas no site: www.cerapio.com.br/piocera2013.
Da Redação