Cidadeverde.com

930 mil consumidores do Piauí terão descontos na próxima conta de luz

Imprimir
A partir da próxima conta de energia elétrica, mais de 930 mil consumidores residenciais do Piauí passam a ter desconto de 18% em suas tarifas. A Eletrobras Piauí começou a aplicar o reajuste determinado pelo Governo Federal. 

A redução no talão de luz é resultado da lei federal que renovou as concessões de transmissão e geração de energia. Os contratos venciam em 2017 e a mudança nos valores foi condicionante para que os mesmos fossem prorrogados. 

Leilane Nunes/Cidadeverde.com

De acordo com a Eletrobras Piauí, todos os 930.429 consumidores residenciais do Estado (que tem 1.062.094 consumidores) já serão beneficiados, uma vez que suas faturas só começaram a ser mensuradas após 24 de janeiro, data na qual a tarifa começou a vigorar. Nos Estados onde a medição foi feita antes, o desconto em fevereiro será de 18% mais a diferença não aplicada em janeiro.

O percentual aplicado é o mínimo na tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cada distribuidora tem um valor estipulado que possa cobrir os custos operacionais e investimentos necessários para expansão e garantia do atendimento. Outras cinco companhias superaram a casa dos 20% de desconto. 

Segundo o diretor de operação da Eletrobras Piauí, Marcelino da Cunha Machado, a redução foi possível com a retirada de custos que majoravam a tarifa. Com isso, não gerará despesas para a empresa e diminuirá o valor de forma definitiva. “A redução da tarifa não terá impacto nos planos de investimento da Distribuidora, pois é resultado da redução de encargos e impostos”, explica.

O reajuste para consumidores industriais (de alta tensão) é diferenciado e pode chegar a 32%, segundo a Aneel.


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais