Cidadeverde.com

Governo entrega equipamentos de ajuda a apicultores do Piauí

Imprimir
Com a seca que castigou o semiárido piauiense no segundo semestre de 2012, os apicultores passam por dificuldades, já que as abelhas não permaneceram em locais em que não existem flores para produzirem mel. Os prejuízos na safra de 2012 chegam a 95% nas duas principais cooperativas do Estado, situadas na região de Picos e Simplício Mendes. 


Porém, as abelhas começaram a voltar e o governo entendeu que os apicultores necessitam de auxílio para conseguir recuperar rapidamente a produção. 



Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Piauí, Rubem Martins, serão entregues na manhã de hoje (05) cerca de 3.800 kits, 29 triciclos, três caminhões e outros equipamentos para os apicultores.

"Tivemos uma perda de 95% do mel no semiárido e atinge as duas maiores cooperativas do Estado. O governo entendeu que era preciso intervir. Os veículos para migração das abelhas. Estamos estruturando as duas cooperativas para recuperar o poder de produção. Esse processo migratório é natural. Da mesma forma que elas migraram a procura de florada elas já retornaram e essa estrutura, nas condições normais de chuva, rapidamente vai recuperar a cadeia produtiva do mel. A economia rural do Piauí foi fortemente atingida. A recuperação vai demorar muito tempo para algumas cadeias, como a mandiocultura, a cajucultura. Em condições normais, acreditamos que no mínimo em três ou quatro anos", disse o secretário em entrevista ao Notícia da Manhã.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais