Cidadeverde.com

Atletas e técnico do Piauí no Acampamento de Handebol

Imprimir
Foram quase 3500 km até chegar a Blumenau (SC), mas isso não impediu que quatro jogadores e o treinador Giuliano Martins Ramos, do CAIC Balduíno, de Teresina (PI), participassem da edição 2013 do Acampamento de Desenvolvimento e Melhoria Técnica da categoria Cadete, que está sendo promovido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), na cidade catarinense. 

"Está sendo um momento único para mim. Sou apaixonado pelo que faço e adquirir todo esse conhecimento está sendo maravilhoso. Quero levar essa experiência que estou absorvendo aqui não só para os meus jogadores, mas se eu puder passar isso para todo o Piauí e para os Estados vizinhos, vou fazer", comentou o treinador. A ideia de espalhar o aprendizado regionalmente também ajuda a melhorar o desempenho de sua própria equipe.

"Se eles crescem eu também cresço. Todo mundo ganha. Vou tentar levar para os técnicos, para quem lida com o handebol no dia a dia e também nos meus treinamentos. Vou dar um salto qualitativo para cada vez mais poder ter bons resultados. É uma forma de tentar melhorar ainda mais os campeonatos de lá, porque se o meu adversário melhora, também tenho que melhorar."

Giuliano é um dos dois técnicos que representam a região Nordeste no Acampamento. Além dele, Tiago Caldas, de Alagoas, está entre os 14 treinadores convidados para fazerem parte do trabalho, que inclui palestras, reuniões com Jordi Ribera, vídeos e muita prática, já que eles precisam passar tudo isso para os atletas que estão em Blumenau desde a última sexta-feira (8) até a próximo domingo (17).

O piauiense elogia o método de trabalho que está sendo aplicado pelo espanhol para buscar a padronização do handebol no Brasil. "O Jordi é muito metódico, muito organizado. O aprendizado é como uma escada, você vai subindo de degrau em degrau, passando etapa por etapa, até chegar onde se quer, no caso dele, onde ele acha que é melhor para o Brasil."

Segundo o treinador do CAIC Balduíno, os atletas estão aproveitando ao máximo esta experiência. "Se estou muito feliz por estar aqui, imagine esses meninos, que estão entre os 120 melhores atletas do Brasil na categoria deles, tendo esse intercâmbio de culturas, fazendo o que gostam. Eles estão imensamente felizes", completou, lembrando que todos os participantes do Acampamento foram selecionados em fases de treinamento regionais realizadas por Jordi e pela indicação das Federações de cada Estado. 

Euzébio Henrique da Silva, de 15 anos, é um dos quatro piauienses selecionados e tem chamado atenção pela agilidade e técnica. Para ele, esta é uma grande chance de mostrar seu potencial e fazer um intercâmbio com os outros participantes. "Estou achando muito bom. Tem muitas coisas novas que estou aprendendo aqui.

O que estamos treinando vou levar para o Piauí, para ser usado nos campeonatos de lá e também quando formos jogar fora", disse o canhoto, que tem muita determinação para buscar seu lugar de destaque e quem sabe chegar a defender o País. "Ir para a Seleção é um sonho para mim."

Além de Euzébio, o Estado também está sendo representado por Breno Soares de Oliveira, Fabrício Farias da Silva Lima e Silvestre Manoel da Silva.


Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais