Cidadeverde.com

Decisão sobre retirada de presos tem que ser cumprida, diz promotor

Imprimir
O promotor de ações penais, Elói Pereira, comentou a decisão judicial de retirada dos presos que estão custodiados nas delegacias do Piauí. Em entrevista ao Jornal Cidade Verde, o promotor afirmou que o Ministério Público foi forçado a entrar com ação junto com o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil após tentativas frustradas de uma solução administrativa junto a Secretaria de Justiça.

Fotos: Yala Sena

Elói Pereira acredita que agora o problema da superlotação de presos nos DPs terá uma solução. Na decisão, a secretaria tem um prazo de 30 dias para apresentar um plano de ação.

O argumento do Ministério Público é que delegacia é local de investigação de crimes e que os policias e agentes estão tendo sua função desviada quando são obrigados a fazer a custódia de presos ao invés de trabalhar na solução dos crimes.


"Foi tentada uma solução administrativa, amigável, mas infelizmente todas as tentativas foram frustradas e nos obrigou a tomar essa ação. A imprensa divulgava quase todo mês uma tentativa de fuga, fugas, tentativa de resgate, policiais civis feridos na tentativa de resgate e nem essa repercussão que a mídia deu foi suficiente para se tomar uma atitude administrativa. A decisão judicial não se discute. Ela tem que ser cumprida e vai ser cumprida. Só que a gente espera que seja o mais rápido possível para que a gente não veja agentes feridos. Acredito que dessa vez vai ser diferente", afirmou o promotor.


Matérias relacionadas

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais