Cidadeverde.com

Média de estudos para aprovação em concurso grande é de 1 a 2anos

Imprimir
Estabilidade e um bom salário é o que o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público da União oferecem através dos concursos previstos para esse ano. O cargo de auditor fiscal do Ministério do Trabalho terá salário inicial de R$ 13.973, enquanto o concurso para analista do Ministério Público da União promete rendimentos de até R$ 8.226.

Mas conquistar uma dessas vagas não é tarefa fácil. Para isso, o concurseiro precisa se dedicar aos estudos e acumular conhecimento ao longo do tempo. Segundo o professor de informática, Márcio Lima, o concurseiro passa, em média, um a dois anos estudando para grandes concursos, como Polícia Federal ou auditor fiscal do trabalho ou da Receita.

“O tempo necessário de estudos vai depender também do concurso, da quantidade de horas diárias e da disciplina e dedicação de cada um. Tivemos alunos que passaram após seis meses”, ressalta Márcio Lima.

Para ter resultados mais rápidos, o investimento em cursos preparatórios é indispensável. O aluno que começa a estudar para concurso não sabe qual é o melhor livro, quais assuntos são mais cobrados, como organizar o estudo e nem estão motivados o bastante. Os professores são preparados para ajudar o concurseiro a se organizar e ter um estudo com qualidade. “Professores com experiência na área de concurso dão dicas daquilo que as bancas organizadoras mais cobram”, afirma Márcio Lima.

O investimento em livros e apostilas é essencial. Os concurseiros também podem fazer o uso inteligente da internet, que oferece aulas gratuitas em sites, artigos de professores e comentários de provas.

De acordo com Márcio Lima, a maior dificuldade dos concurseiros é manter o ritmo de estudo depois de meses de preparação. “Alguns caem na tentação de fazer concursos menores e acabam desviando o foco. O correto é escolher o concurso, montar um cronograma de estudo e estudar muito”, orienta o professor.

Pessoas interessadas em passar nos grandes concursos podem até fazer outros menores, mas apenas como treino. “Um aluno que faz vários concursos sabe apenas um pouquinho de cada disciplina, e com pouquinho ele não passa em nada”, alerta Márcio Lima.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais