Cidadeverde.com

Papa Bento 16 renuncia oficialmente; Assista

Imprimir
Nesta quinta-feira, 28, acontece a renúncia oficial do Papa Bento XXI da chefia da Igreja Católica. Você pode acompanhar a abertura da audiência do Papa com os cardeais, a partir das 7h05, horário de Brasília, pela TV Vaticano. 



Mais tarde, às 13h, a transmissão volta ao ar, para o embarque de despedida de Bento XVI, que parte de helicóptero para o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, 30 quilômetros ao sul de Roma, onde ficará por dois meses após a sua renúncia ao pontificado.

Última Audiência

O papa Bento 16 participou na manhã desta quarta-feira (27), no Vaticano, de um de seus últimos compromissos públicos a pouco mais de um dia antes de deixar a liderança da Igreja Católica, na noite de quinta.

Dezenas de milhares de pessoas estiveram na Praça de São Pedro para a última audiência geral semanal de Bento 16, o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase seis séculos.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, Bento 16 está analisando documentos para verificar quais são de natureza pessoal, quais farão parte do arquivo de seu período à frente da Igreja e quais ele deixará para o próximo papa.

Além disso, segundo o porta-voz, o papa dedicou a terça-feira 'a orações e preparações para os eventos dos dois dias seguintes'.


Entre os cardeais presentes deverão estar dom Raymundo Damasceno Assis, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Cladio Hummes e dom João Braz de Aviz, os cinco brasileiros esperados entre os 115 membros do conclave que elegerá o novo papa.

O cerimonial prevê que após o último aceno do Papa, os membros da Guarda Suíça, que acompanham Bento, deixarão seus postos para marcar oficialmente o fim do papado de Bento 16 e anunciar que seu cargo está vago.

Segundo anunciou o Vaticano na terça-feira, Joseph Ratzinger manterá após a renúncia o nome de Bento 16, o título de 'papa emérito' e continuará a ser chamado de 'Sua Santidade', tratamento reservado apenas aos papas.

Eleição

Apesar da expectativa do público com os eventos, grande parte das atenções já estão voltadas para a escolha do novo pontífice.


'Espero que o próximo papa seja mais carismático que o atual. Acho que a figura de Bento 16 foi meio apagada, principalmente depois de João Paulo 2º, que realmente tinha uma empatia maior com o publico', disse o turista espanhol Antonio Calcinas, de 53 anos, enquanto passeava pela praça de São Pedro nesta terça-feira.

Como um de seus últimos atos à frente da Igreja, Bento 16 modificou as regras para a realização do conclave, a reunião de cardeais que elegerá o novo pontífice, para permitir que ele aconteça antes dos 15 dias após a vacância do cargo, como determina o direito canônico.

Segundo a determinação de Bento 16, os cardeais eleitores poderão escolher quando começar o conclave, desde que todos já estejam na cidade.

Espera-se que o conclave seja iniciado por volta do dia 10 de março, para permitir que um novo pontífice seja escolhido e instalado a tempo de comandar as celebrações de Páscoa no Vaticano, no fim do mês.


O número exato de cardeais que participarão do conclave ainda parece incerto, após o cardeal escocês Keith O'Brien renunciar na segunda-feira ao cargo de arcebispo de St. Andrews e Edimburgo em resposta a acusações feitas no fim de semana sobre 'atos impróprios' supostamente cometidos por ele contra padres nos anos 1980.

O'Brien manteve o posto de cardeal e poderia participar do conclave, mas anunciou que se absterá de participar para não desviar as atenções da mídia sobre a escolha do novo pontífice.

Com a decisão de O'Brien, cresce a pressão para que cardeais acusados de acobertar escândalos de abusos sexuais cometidos por sacerdotes, como o arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony, ou o cardeal primaz da Irlanda, Seán Brady, também se abstenham do conclave.

Outro cardeal-eleitor que já anunciou sua ausência do conclave é Julius Darmaatmadja, chefe da Igreja Católica na Indonésia, que alegou problemas de visão que o impediriam de participar.

E o cardeal ucraniano Lubomyr Husar, arcebispo emérito de Kiev, deve perder o conclave por uma questão de dias - ele completou nesta terça-feira 80 anos, a data limite para que os cardeais participem da eleição.

Fonte: Ig e G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais