Cidadeverde.com

Bento XVI faz última aparição como Papa

Imprimir
Joseph Ratzinger partiu do Vaticano pela última vez na tarde desta quinta-feira na condição de Papa Bento XVI. Ele embarcou em um helicóptero pouco após as 17h (13h em Brasília) e chegou cerca de 20 minutos depois em Castel Gandolfo, onde viverá durante a realização do Conclave. Já na pequena cidade italiana, Bento XVI falou rapidamente para uma multidão aglomerada em frente a sua nova residência e despediu-se dos fiéis, encerrando seu ciclo à frente da Igreja Católica, uma das maiores religiões monoteístas do mundo.




"Caros amigos, obrigado por sua amizade e afeto. Vocês sabem que esse é um dia diferente para mim. Eu ainda sou pontífice, mas depois das 20h não serei mais", disse Bento XVI da sacada da sua nova residência em sua última aparição pública como Papa.

Em pronuciamento sucinto, ele definiu-se como "apenas um peregrino" e desejou boa noite à multidão de cerca de 10 mil pessoas que acompanhavam sua despedida do mais alto posto da Igreja Católica. "Obrigado a todos, e boa noite", encerrou o Papa, e se retirou de cena.


Às 20h (16h), ele deixa oficialmente de ser o Papa Bento XVI e passa a ser chamado 'Sua Santidade, Papa emérito', títutulo por ele escolhido. Espera-se que o Ratzinger more por até dois meses em Castel Gandolfo, período durante o qual os cardeais deverão escolher seu sucessor, provavelmente a partir da primeira quinzena de março.

Mais cedo, ainda no Vaticano, Bento XVI despediu-se pessalmente de seus cardeais e declarou obediência e reverência a seu sucessor. "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", disse.

Fonte:Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais