Cidadeverde.com

Ministério detecta 14 áreas com risco de desabar em Teresina

Imprimir
O Ministério das Minas e Energia detectou 14 pontos de afundamentos em Teresina com risco de desastres naturais. O levantamento é um trabalho de prevenção para evitar novos desabamentos na capital. A maioria das áreas é localizada na região central.


Bairros com histórico de desabamentos como as ruas Simplício Mendes, que houve sinistro em 1999 e Francisco Mendes, no bairro Cabral, foram confirmadas como risco de afundamento. Em 2008, todo o quarteirão da Francisco Mendes ruiu e residências foram destruídas. 

Outras regiões com risco são: áreas do cemitério São José, no bairro Matinha, no Pirajá, próximo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, região do 25 BEC, área próximo aos hospitais Infantil e São Marcos e setores ligados ao estádio Albertão.



Os pontos, na maioria no Centro de Teresina, estão proibidos de receber novos empreendimentos. O Levantamento foi encaminhado a Prefeitura de Teresina.

O CPRM, Serviço Geológico do Piauí, vai iniciar um estudo geofísico de toda a parte central de Teresina para verificar o índice de gravidade da área. 


Fenômeno

Teresina é uma área de mesopotâmia (localizada entre rios) e existem locais que predominam rochas que se dissolvem facilmente em contato com as águas dos rios Poty e Parnaíba. Com o movimento das águas é criado espaços vazios chamados de “cavernas”.

“A formação são pedra de fogo e toda Teresina tem níveis de carbonato e Argila, que são substâncias facilmente solúveis, criando cavernas, sujeita a desabamentos”, disse o geólogo da CPRM, Sidiney Barros.

Ele explicou ainda que o CPRM fará novos estudos para detectar a profundidade das “cavernas” existentes nos bairros de Teresina.


Flash Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais