Cidadeverde.com

Matemática: Olimpíada internacional de inscrições abertas

Imprimir
As inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) já estão abertas e seguem até o dia 2 de abril. A MSF é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990 na França e é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio.

No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC, Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela Ciência e pela Tecnologia, com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), Cultura e Ação Comunitária (instituição sem fins lucrativos ligada à Fundação Itaú Social).

Os principais objetivos da Olimpíada são aproximar as nações através do estudo da Matemática, mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.

Podem participar da MSF qualquer estudante de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio (regular, suplência ou técnico). Cada classe participa como um único time. Não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar.

A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola em qualquer horário no dia 5 de abril de 2013. As provas são divididas em três níveis:

Básico - para os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental Júnior - para os estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Sênior - para todas as séries do Ensino Médio.

A inscrição deve ser realizada por escola e cada escola participante (mesmo que o responsável pela inscrição seja a mesma pessoa) deve efetuar uma inscrição diferente.

Desafio

Apresentada como um desafio para escolas, o certame se difere de outras competições, pois não é direcionado apenas para os alunos considerados excelentes em matemática, mas sim para toda a classe. Desse modo, os jovens têm a oportunidade de desenvolver não apenas as habilidades na disciplina, como também o espírito de trabalho em equipe.

Em 2013, a prova está prevista para o dia 5 de abril e será a mesma aplicada em todos os países participantes. Entre as questões propostas, estão exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas. O tempo estimado para a realização do concurso é de 50 minutos para o ensino fundamental e de uma hora e meia para o ensino médio.

Por ser uma entidade que não conta com patrocínio, a Rede POC solicita o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 165,00 para escolas privadas e R$ 60,00 para escolas públicas para tradução das provas.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais