Cidadeverde.com

Meteorologia aponta pouca chuva no Piauí nos próximos meses

Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) apontam para uma condição desfavorável às chuvas no Estado do Piauí. Os meses de março, abril e maio de 2013 têm grande probabilidade de chuvas abaixo do normal.

“Tivemos um mês de janeiro, de acordo com a climatologia, com poucas chuvas que se concentraram ao longo do setor oeste, com maiores acumulados na região dos cerrados, cujo total no mês varia de 150,0mm a 250,0mm”, explicou a meteorologista Sônia Feitosa. 

No setor semiárido e norte do Estado, os acumulados são de 76,0mm a 150,0mm. No mês de janeiro, observaram-se anomalias positivas (chuvas acima da média climatológica) na região Sul, mais precisamente no setor do cerrado piauiense e anomalias negativas (chuvas abaixo da média climatológica) na região norte e no semiárido.

Pelo trabalho realizado pela equipe técnica da Semar, o mês de fevereiro registrou um abaixo da média climatológica na região sul do Piauí, com desvios negativos que variaram de 100,0 mm a 200,0mm.  Já no norte do estado, variaram de normal a levemente acima da média climatológica.

Sônia Feitosa acrescenta que o trimestre compreendido pelos meses março, abril e maio é caracterizado por chuvas fortes provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que principalmente em março e abril se aproxima de latitudes mais baixas (próximas ao Equador), promovendo condições favoráveis às chuvas mais volumosas no Piauí, principalmente na região Norte do Estado.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais