Cidadeverde.com

FMS esclarece as dúvidas sobre a cirurgia de laqueadura das trompas

Imprimir
O presidente da Fundação Municipal de Saúde e médico ginecologista, Luís Loão, esclareceu as dúvidas femininas sobre a realização da cirurgia de laqueadura das trompas, o que impede que a mulher volte a ter filhos.


A cirurgia é realizada gratuitamente pelo SUS, mas a paciente precisa preencher alguns requisitos para ser autorizada a fazer a operação. "A mulher deve ter no mínimo 25 anos e mais de 2 filhos vivos. A laqueadura é uma decisão muito séria que deve ser bem pensada antes", alertou o médico.

Além da burocracia, as mulheres que procuram pela cirugia enfrentam uma longa fila de espera. "A laqueadura não é uma cirurgia de urgência e temos uma demanda enorme de mulheres que procuram", acrescenta o gestor.

A cirurgia é indicada não somente como controle de natalidade, mas também para mulheres que tem indicação por conta de alguma complicação. O especialista exemplifica:"Uma mulher que teve três filhos em cirurgia, já tem recomendação para uma laqueadura".

Apesar da grande eficácia da cirurgia, com apenas uma porcentagem mínima de religação natural das trompas, existe a cirurgia de religação do canal uterino, que tem eficácia de 60% dos casos. "A mulher pode reconstituir, mas não há garantias de que ela consiga dar à luz. É preciso ter muita consciência antes de uma cirurgia como essas", completa o médico.

O gestor conclui reforçando o alerta para uma grande reflexão antes de se submeter a operação e a procura de outros meios para evitar a gestação. "Existem outros métodos anticoncepcionais, que podem ser usados. A laqueadura deve ser um ato consciente e muito bem pensado. Pode não ser necessário", conclui Luís Lobão.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais