Cidadeverde.com

Em audiência, Pastoral da Juventude contabiliza extermínio de 190 jovens em 2012

Imprimir
Vereadores, polícias civil e militar, Secretaria da Juventude e representantes da Pastoral da Juventude Arquidiocesana participaram de audiência pública nesta segunda-feira(18), na Câmara Municipal para discutirem ações contra o extermínio de jovens. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O coordenador da Pastoral da Juventude, Gil Cairós, apresentou dados da Fundação Municipal de Saúde e fez um alerta para o aumento do índice de mortes de jovens no ano de 2012. Segundo o levantamento feito pela Pastoral, houveram 190 homicídios no ano passado, o que representa um aumento de 31 mortes em relação a 2011, onde 159jovens foram assassinados.


“Queremos despertar as autoridades dos altos índices de violência e sensibilizar para a falta de políticas públicas para a Juventude”, afirmou o coordenador da Pastoral, que afirma que as regiões Leste e Sudeste concentra o maior extermínio de jovens entre 18 e 29 anos. 

Prefeitura

A secretária municipal da Juventude, Karina Araújo, afirmou que a secretaria está reorganizando a plataforma dos centros de apoio à juventude (Cajus). “Queremos descentralizar esses centros e trabalhar políticas integradas nas estações que fazem parte dos Cajus”, afirmou a secretária. 

Segundo Karina Araújo, os centros devem atingir todas as regiões de Teresina. Ações pontuais também serão desenvolvidas junto à Strans, pois ainda é elevado o índice de morte de jovens no trânsito, informou a gestora. 


A audiência pública foi proposta pela vereadora Teresa Brito (PV), co-assinada pelos vereadores Edvaldo Marques (PSB) e Samuel Silveira (PMDB), e firma uma parceria da Câmara Municipal para a realização de uma marcha em campanha da Pastoral da Juventude. 

Após a audiência foram encaminhados oficialmente pelos vereadores as seguintes medidas: criação de um novo Conselho Tutelar em Teresina, conforme proposta do delegado geral de Polícia Civil, James Guerra. A criação de uma frente parlamentar na Câmara, para o acompanhamento das políticas públicas em combate a violência contra jovens e adolescentes.


Foi enviado à prefeitura uma solicitação para o aumento no orçamento da Secretaria de Juventude, que é o penúltimo da administração, maior apenas que o da coordenadoria da mulher.  A SEMTCAS agora foi solicitada, para que dê maior amparo aos moradores de rua. A criação de um programa permanente nas escolas em relação a drogas e a violência.

Fortalecimento do CRAS, pela SEMTCAS para atender melhor os jovens com atendimento psicológico e de prevenção, e solicitar que a prefeitura crie o plano municipal de combate a violência contra jovens e adolescentes em Teresina.


Flash de Rayldo Pereira
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais