Cidadeverde.com

Revista inclui governador do PI em "pancadaria" por recursos da União

Imprimir
O governador Wilson Martins (PSB) defendeu a aprovação de reformas tributárias em reportagem da revista Isto É Dinheiro. Segundo o gestor, se mudanças já tivessem sido implementadas, o Piauí não precisaria mais pedir dinheiro ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A declaração foi usada em texto que reforça a briga de políticos pelo aumento de verba para seus estados.

Reprodução Isto É Dinheiro
Ilustração de Ricardo Alonso mostra Wilson Martins, Geraldo Alckmin, de São Paulo, Marconi Perillo, de Goiás, e Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro. 

A reportagem "A pancadaria dos governadores", de Cristiano Zaia, mostra que a disputa por recursos da União vão além da mudança dos royalties do petróleo. Incluem ainda outros projetos nunca votados pelo Legislativo Federal e a criação de um novo pacto federativo. Em parte dos casos, as posições dos estados mais pobres divergem de São Paulo e Rio de Janeiro. 


“Se as reformas necessárias já tivessem saído, o Piauí não precisaria mais pedir dinheiro ao BNDES”, diz Wilson Martins na matéria, que o inclui como um dos gestores que reforçaram a "peregrinação" a Brasília nas últimas semanas, em busca de reduzir as disparidades regionais e estaduais. 

Além dos royalties do pré-sal, que aguardam julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), os estados mais pobres brigam por maior parcela dos impostos federais que compõem o Fundo de Participação dos Estados, reduzido nos últimos anos. O novo ICMS interestadual e um nov indexador para dívidas com a União também estão na pauta de interesses. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais