Cidadeverde.com

Polícia recomenda "cara de brava" pode evitar assaltos

Imprimir
As polícias estaduais brasileiras estão tendo dificuldades para dar conselhos a seus cidadãos. Pelo menos dois casos mostram que é difícil definir até que ponto uma pessoa deve ser recomendada para lidar com situações violentas. O último exemplo a vir à tona foi da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba. Na seção de dicas do site, o órgão recomenda que as mulheres façam “cara de brava” e falem alto consigo mesmas para evitar assaltos.

“Se você se sente insegura ao andar à noite numa rua deserta, ou ao sair do banco com o dinheiro na bolsa, faça cara de brava, franza as sobrancelhas, fale alto consigo mesma”, diz recomendação na seção dirigida às mulheres.


O item já foi retirado do ar. A pasta afirma que parte das dicas foram retiradas do site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas a recomendação em questão não aparece no Manual de Segurança paulista. 

Também chamaram atenção as dicas de segurança da Polícia Militar da Bahia para casos de sequestro. As ações esperadas dos sequestrados pareciam retiradas do mundo do cinema.


"Chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doido. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas", dizia a recomendação, que também já foi retirada do ar.

Mas havia mais: “Em caso de trava mecânica, treine com um grampo, arame ou canivete o levantamento da trava (do porta-malas). Em caso de trava elétrica, identifique o caminho da fiação para poder cortá-la”.

Ladrão satisfeito

O primeiro caso a ganhar repercussão, na semana passada, foi da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, cuja recomendação, copiada do site da Polícia Civil do estado, era que o cidadão carregasse um pouco de dinheiro para agradar o ladrão.

“Carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”, dizia a dica.

Apesar de toda a discussão em torno do tópico, recomendações com teor semelhante são comuns no dia-a-dia das forças policiais nas ruas.

Na Paraíba, uma avaliação parecida permanece no ar:

“Se você costuma andar sozinha no carro, especialmente à noite, mantenha uma bolsa à vista, com quinquilharias e algum dinheiro, para que um eventual ladrão possa levá-la sem lhe trazer muito prejuízo”.

Em todos esses casos, as respostas oficiais das forças do governo têm sido parecidas: as recomendações são retiradas do ar e há promessas de atualizações. A PM baiana, por exemplo, divulgou que está reavaliando o conteúdo das dicas para que elas possam contribuir "para um comportamento mais adequado nos aspectos preventivos e em situação de vítima de ações delituosas".


Fonte: Revista Exame
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais