Cidadeverde.com

“Piauí sai da miséria quando porto vier para cá”, diz Valdeci Cavalcante

Imprimir
O presidente do Sistema Fecomercio no Piauí, Valdeci Cavalcante, avaliou, durante entrevista a TV Cidade Verde nesta segunda-feira (01), o desenvolvimento que o porto de Luís Correia pode representar ao Estado.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“O Piauí só vai sair dessa miséria em que se encontra quando vier um porto para cá. Desde 1935 que se discute a construção de porto em Luís Correia a até agora nada. Enquanto isso, vemos as riquezas indo para o porto do Itaqui, em São Luis (MA)”, analisou.

O gestor chegou a cogitar a possibilidade de um “boicote” contra o Piauí. Os prováveis promotores da ação, de acordo com Valdeci Cavalcante, seriam os governos dos Estados do Ceará e de Pernambuco.


"Esses Estados não tem interesse que o nosso porto saia. Temos uma produção fantástica para ser exportada. Os portos de Santos (SP) e Vitória (ES) estão com capacidade zero para exportar. Ceará e Pernambuco não se produzem soja, nem ferro. É tudo nosso. Enquanto isso, vamos sendo surrupiados. Daqui a 30, 40, anos não teremos nada para ser exportado”, disse. 

Sobre lei dos comerciários
No dia 27 de fevereiro deste ano, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi sancionada. De acordo com o presidente do Fecomercio, a decisão tem que ser comemorada já que reconhece e categoriza os trabalhadores pelo país.


“Comerciários são aqueles que trabalham na condição de empregado. Era uma luta de patrões e empregados. A decisão é importante para que a categoria se firme. Isso nos ajuda nas negociações coletivas”, explica.

De acordo com Valdeci Cavalcante, no Piauí são aproximadamente 130 mil comerciários. 


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais