Cidadeverde.com

Vereadores divergem quanto à municipalização da Agespisa

Imprimir
Os vereadores teresinenses Antônio José Lira (DEM), Paulo Roberto da Iluminação (PTB) e Dr. Pessoa (PSD) debateram no Jornal do Piauí desta segunda-feira (8) a afirmação do prefeito Firmino Filho (PSDB) de que vai municipalizar o abastecimento de água na capital, caso a Agespisa não solucione o problema até o final de 2013.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Para José Lira, a visita à empresa na manhã de hoje não foi satisfatória, uma vez que, além de terem sido mal recebidos pelo presidente Antônio Filho, não foram apresentadas sugestões para o problema do abastecimento de água. 

"O presidente foi mal educado, tentou barrar os engenheiros do Crea e apresentou uma Agespisa onde tudo funciona, onde não há problema algum. É como se eu estivesse no céu, como se fosse tudo perfeito, quando na verdade, há regiões de Teresina, como o Jacinta Andrade, que estão há mais de cinco dias sem água", argumentou o vereador.


O democrata acrescentou que é a favor da municipalização do abastecimento de água na capital. "O prefeito tem mesmo que assumir o problema. O atual gestor é despreparado para o cargo e está mangando da situação do povo", disse.


Já Paulo Roberto da Iluminação é contrário às medidas radicais. Para ele, a melhor alternativa é investir em melhorias no sistema da Agespisa. "Não acredito que o prefeito vá tomar uma decisão como essa. Com os investimentos que foram propostos para a construção de mais uma adutora, com o conserto do transformador e com a disponibilização de um transformador reserva, o problema será resolvido", pontuou.


Na visita à Estação de Tratamento, o presidente da Agespisa afirmou aos vereadores que o transformador que havia sofrido pane em outubro do ano passado e foi levado para conserto em Recife (PE) chegará até o dia 16 deste mês. Além disso, a empresa estuda a compra de um equipamento novo, que custa cerca de R$ 600 milhões.


Paulo Roberto informou que no próximo dia 6 de maio será realizada uma audiência pública para discutir a situação atual da Agespisa e para que sejam coletadas sugestões. "Será um momento de discussão. Não estamos aqui para criar problema, mas para resolvê-lo. Temos bastante interesse em ajudar a solucionar o abastecimento de água na capital", destacou.


O vereador Dr. Pessoa (PSD), diferente de Paulo Roberto, também defende a municipalização e culpou os governantes pelos problemas que a Agespisa enfrenta. "Já havia sido cogitada antes a possibilidade da prefeitura tomar de conta, mas nada foi feito. Os culpados são os governantes e o povo de Teresina é quem paga o prejuízo. A Agespisa não está assim por falta de dinheiro, mas sim por falta de comando", enfatizou.

Os três vereadores presentes no debate, apesar de possuírem opiniões divergentes, são contra a privatização da Agespisa. 


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais