Cidadeverde.com

Bancadas querem que Grande Teresina entre no Orçamento

As bancadas federais do Piauí e Maranhão e os prefeitos de Teresina (PI), Firmino Filho, e de Timon (MA), Luciano Leitoa, foram recebidos na tarde desta terça (16) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para discutir a implantação da RIDE Grande Teresina. Durante o encontro ficou acertada uma data para a primeira reunião entre os representantes dos dois estados. 

Reprodução/Facebook

A reunião acontecerá no dia 17/05, em Teresina. Os representantes tratarão da implantação da RIDE, que foi criada ainda em 2002 por decreto e abrange 13 municípios piauienses, além de Timon.

Os parlamentares, segundo o senador Wellington Dias (PT) declarou em seu Twitter, querem a inclusão da RIDE Grande Teresina no Orçamento da União. O senador solicitou que a Codevasf elabore o plano diretor.

O ministro Fernando Bezerra relatou a experiência do Distrito Federal, onde a RIDE cuida até do transporte ferroviário.


A Grande Teresina compreende os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União, além de Timon. Esses municípios ocupam uma área de 10.527 km² e representa cerca de 37% da população do Piauí.

A RIDE tem atuação nas áreas de infra-estrutura, geração de emprego e capacitação profissional, saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e serviço de limpeza pública), uso e ocupação do solo. Com a instalação da RIDE, todas as ações executadas nos municípios passam a ser coordenadas pelo Conselho da Rede de Desenvolvimento, formado por prefeitos da região, escolhidos pela Codevasf, por representantes dos governos estaduais, que serão responsáveis pela escolha dos mesmos e por membros do Ministério da Integração Nacional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais