Cidadeverde.com

Ministro autoriza estudo para construção de novo aeroporto no PI

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, determinou à sua equipe de técnicos que iniciem estudos para a construção de um novo aeroporto em Teresina. A proposta foi feita à pasta pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), senador Ciro Nogueira e deputado federal  Júlio César, durante encontro na sede da Secretaria, ocorrido na noite de ontem (16).

Élio Sales

O ministro alertou, no entanto, que a construção de um novo aeroporto não é algo de “cinco anos” e disse que ele precisa ser pensado para a demanda ao longo dos próximos dez anos. Moreira Franco reforçou também a importância dos governos estadual e municipal estarem integrados neste processo.

E ao dirigir-se à sua equipe composta por quatro técnicos da área de aviação, deu a ordem. “Estudem essa proposta. Vejam junto aos órgãos responsáveis e me passem as informações para que eu possa repassar a eles”, determinou.

“Esse processo tem que ser liderado pelo governo estadual, porque [o novo aeroporto] é numa área metropolitana”, disse o ministro. É bom lembrar que é necessário ter uma “capacidade projetada para anos de antecedência”, complementou.

O prefeito Firmino Filho ao fazer a defesa de um novo aeroporto na capital lembrou de dois problemas históricos existentes no Petrônio Portela. A curta distância para o centro de Teresina, 2,5 km, e a localização em um área baixa da cidade, próximo à confluência entre os rios Parnaíba e Poti, mas disse que havia na cidade áreas para construção de um novo aeroporto. “É possível. A áreas para isso”, defendeu.

O deputado federal Júlio César (PSD) disse que o fluxo atual de pessoas no aeroporto de Teresina ultrapassa 1 milhão ao ano. “Se tiver três aeronaves é o caos, imagina pousando quatro aeronaves. Fica intransitável com o número de pessoas, mesmo com os puxadinhos feitos pela Infraero”, falou, referindo-se às áreas reformadas recentemente.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais