Cidadeverde.com

Operários aceleram trabalho para a conclusão da Potycabana

Imprimir
Cerca de 60 trabalhadores se revezam em dois turnos diários para garantir a entrega da Nova Potycabana no próximo mês. A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) tem intensificado a fiscalização na obra nessas últimas semanas, já que o prazo contratual com a empresa responsável pela obra termina dia 8 de maio. “O construtor nos garantiu que entrega a obra antes mesmo do fim do contrato. Estávamos apenas aguardando a volta do governador Wilson Martins para marcarmos a inauguração”, afirmou Castro Neto, secretário da Infraestrutura.

Quem passa em frente à obra já percebe que ela se encontra na fase de conclusão, num cenário inteiramente diferente do que havia há menos de um ano. Na primeira etapa, foram retirados todos os equipamentos antigos como piscinas e brinquedos, além de ter sido feita a irrigação automatizada do parque. Dos 43 mil metros quadrados da Potycabana, 15 mil metros quadrados correspondem à área verde, que mais que dobrou com a reforma por meio da plantação de grama e diversas espécies de árvores.

Na área de esportes, foram construídas quadras para a prática de esportes coletivos, entre eles o badminton, esporte que os piauienses vêm se destacando em nível nacional. “Para elaborar o projeto, nós, da Seinfra, ouvimos bastante os esportistas e amantes das atividades físicas como os skatistas que ajudaram a pensar em uma pista que atendesse às necessidades deles. A modalidade escolhida, nesse caso, foi a street, sendo a única em todo o Estado”, explicou Leila Landim, arquiteta responsável.

Quem adora uma caminhada diária também ficará satisfeito com a nova Potycabana. Seguindo os moldes de parques nacionalmente conhecidos, como o Ibirapuera no estado de São Paulo, a Potycabana terá duas pistas, uma de caminhada e outra de ciclismo, com 1,5 km cada. Para a dona de casa Mara Araújo, que faz caminhada diariamente na Avenida Raul Lopes, o novo parque será a melhor opção. “Ali me sentirei mais segura, além de possuir uma bela paisagem. Vai ser um ótimo jeito de começar o dia”, disse.

As crianças também terão vez no novo parque. Nos próximos dias deve ser instalado o playground. Para garantir a segurança dos pequenos, a Potycabana está toda gradeada e conta ainda com guaritas de segurança em toda sua extensão. Segurança que deve ser garantida à noite também, já que o parque está bem iluminado com a instalação de 31 postes altos e 131 postes baixos.

Na praça de alimentação, foram construídos 4 quiosques e reformado o antigo restaurante que ganhou cores mais alegres. Já, a praça de convivência recebeu 117 bancos, onde familiares e amigos poderão se reunir todos os dias.

Já, a área de eventos conta com dois palcos: um auxiliar e outro principal. A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) está programando uma série de atividades para utilização desses palcos como aulas de ginástica ao ar livre, shows de música, dança e teatro.

Outro ponto que chama a atenção na Potycabana é o acabamento utilizado. No palco auxiliar, por exemplo, foi usado filete de pedra cariri da região de Juazeiro do Piauí, nos banheiros, o piso é de porcelanato e as bancadas de granito. “Nós procuramos utilizar o melhor material possível para garantir não só a beleza, mas a durabilidade da obra”, concluiu Castro Neto.

Nos próximos dias, o novo parque Potycabana deve passar pelos acabamentos finais, colocação do restante da grama, das sinalizações, instalação de equipamentos nas quadras, pintura de meio-fio, além da limpeza geral. A obra executada com recursos do Governo do Estado custou R$5,5 milhões.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais