Cidadeverde.com

Ambientalista cria Carroça Ecológica mais leve que a já usada

Imprimir
Vida de burro muitas vezes não é fácil: puxar carroça pra um lado e para o outro nas intempéries do clima piauiense e ainda por cima levando chicotada. Sensibilizada com o painel desta vida dos quadrúpedes, a ambientalista Jaqueline Lustosa idealizou um projeto para que esta labuta fosse amenizada. Assim surgiu a carroça ecológica, mais leve que o modelo atual e com o peso deslocado para trás, amenizando a pressão sobre lombo dos animais, iniciativa que foi apresentada à associação de carroceiros e ao Ibama e recebida com entusiasmo.

Evelin Santos/CidadeVerde.com


Jaqueline explica que a madeira utilizada é mais leve no novo modelo que conta ainda com uma mola para amortecer o impacto e maltratar menos os animais. “Antes o peso ia todo para frente, agora vai para trás. Também criamos um chicote mais leve”, explicou ao CidadeVerde.com. Mas os benefícios devem atingir ainda o dono da carroça. “No nosso projeto também pensamos em disponibilizar um kit hidratação e camisas de mangas compridas pra os carroceiros”, pontua. 

Ana Cristina e Jaqueline

Ela explica ainda que a implantação do novo modelo proporcionará uma padronização destes trabalhadores que poderão ter um número próprio, como acontece com mototaxistas, o que irá facilitar a fiscalização por parte da prefeitura e ajudará a identificar os carroceiros que jogam entulho ou lixo em local inapropriado.


Ana Cristina Ferreira Lima, secretária da Associação de Carroceiros, conta que o projeto foi muito bem recebido pela categoria formada por 1.500 trabalhadores na capital. “Ela (Jaqueline) nos procurou e mostrou o projeto que logo aprovamos. Vai ser um grande benefício para a profissão. Agora vamos pleitear apoio da Prefeitura e do Governo do Estado para construção de mais unidades para serem entregues aos carroceiros”, declara. 

Sistema de amortecimento da nova carroça

Apesar dos benefícios, um grande problema que a carroça ecológica enfrenta é o seu valor, que é o dobro da comum, que custa cerca de R$ 700. Os dois protótipos apresentados na manhã deste sábado (20), na praça do Mafrense custaram R$ 2.700 e foram feitos no Maranhão. “Se me derem uma, eu tô aceitando”, brincou o carroceiro Francisco Freitas de Macedo, de 33 anos. Ele diz que trabalha no ramo desde os 10 e que a profissão foi uma herança dos seus avós. “Alguns carroceiros acharam o tamanho pequeno, mas ela transporta as mesmas 25 latas de areia da antiga carroça. O único problema é o valor, mas se o governo ajudar, a gente pode comprar”, avaliou. 

Francisco Freitas

O superintendente do Ibama no Piauí, Manoel Borges, também presente no evento diz ser a favor da mudança e colocou o órgão à disposição da ambientalista e da associação. A vereadora Cida Santiago (PHS) diz que apoia a causa dos animais e quer levar o projeto para ser apoiado pelos demais parlamentares na Câmara. “Pretendo levar este projeto para os outros vereadores para que eles se sensibilizem com a causa e apoiem”, declarou. 

Superintendente do Ibama Manoel Borges e a vereadora Cida


Flash de Geísa Chaves
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais