Cidadeverde.com

Livro sobre jornalista Zevieira será lançado hoje na Casa da Cultura

Imprimir
A história do Estado e do jornalismo através de um de seus mais famosos redatores. Esta é a proposta da biografia “O homem e o jornalista” que trata sobre a vida de José Vieira Chaves (1913-1983), o Zevieira. Escrita pelo filho do periodista, Paulo Chaves, a obra será lançada nesta segunda-feira (22), às 19h30, na Casa da Cultura. 


Paulo conta que também acabou tendo de reviver momentos da vida da sua própria família. “Minhas tias Antonia e Mercedes foram grandes fontes. Tia Mercedes tem uma memória prodigiosa, lembra com muita facilidade de datas. A minha mãe, Eunice, segunda mulher do meu pai, também foi muito importante. Descobri muita coisa que não imaginava, particularidades, e a gente quer sempre ser preciso e contar os detalhes”, pontua o autor, que também é jornalista. 

Ele já publicou três outros livros, dois dos quais sobre história, explica que este, escrito de 2009 a 2012, foi o mais difícil de redigir. “O processo mais dolorido foi falar do final da vida dele. Foi doloroso. Eu sempre evitei muito relembrar, durante toda a minha vida nunca admiti (a morte do pai). Foi um dos piores momentos porque eu voltei ao mesmo sofrimento daquela época”, descreve. 

A obra
O livro traça um panorama da sociedade piauiense a partir da metade da década de 1940 até 1983, tendo como foco principal a história de vida de Zevieira. “Meu pai era um homem que mal tinha o primário, nunca teve educação formal, mas era muito inteligente. Ele conseguiu ter trânsito no meio jornalístico que era muito elitizado e formado por pessoas ligadas ao meio jurídico, ao direito e intelectuais”, conta Paulo.


Também é revelada a trajetória de Zevieira de redator a proprietário do Jornal do Piauí, importante diário daquela época, passando por relações da imprensa com o agitado meio político que se misturavam com a vida do jornalista. “Eu destaco a capacidade do meu pai em sobreviver nesse meio sem o estudo formal. Ele veio de uma família com a mãe que vendia bolo, pai funcionário público, e se destacou”, finaliza Paulo Chaves.


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais