Cidadeverde.com

Ônibus passam a ser monitorados por GPS a partir de junho em Teresina

Imprimir
Os ônibus de Teresina passarão a ser monitorados eletronicamente a partir de junho. Os GPSs existentes nas catracas eletrônicas dos coletivos passarão por uma vistoria e serão finalmente colocados em funcionamento. Uma sala de monitoramento será instalada na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, de onde todos os coletivos serão vigiados. Essa é uma das etapas da integração do transporte coletivo. Concomitante, está sendo finalizado o planejamento do edital de licitação das novas empresas que deverão operar o sistema. O lançamento também acontece em junho.

O gerenciamento eletrônico permitirá saber onde cada uma das unidades está, em tempo real, agilizando a solução dos problemas que ocorrerem. “Estaremos monitorando cada um dos ônibus urbanos em tempo real, com isso iremos identificar os problemas e resolvê-los com maior agilidade, oferecendo um melhor serviço para os usuários do transporte público”, ressalta Ricardo Freitas, diretor de Transportes Públicos da Strans.

Arquivo/Cidadeverde.com

O sistema de monitoramento ainda não tem tecnologia para fornecer aplicativos para celular que permitem, por exemplo, avisos de quando cada ônibus passará por determinado ponto, como já acontecem nas maiores cidades do país.

Na primeira quinzena de junho o sistema será implantado na primeira empresa e, até o final do mesmo mês, todas as outras já deverão receber a tecnologia.

Terminais

Um trabalho paralelo está sendo feito quanto a construção de terminais de transbordo. Esses terminais serão os responsáveis pela integração das linhas propriamente dita. 

Licitação

O edital, que está sendo preparado por uma equipe formada pela Strans, Procuradoria de Justiça do Município e Secretaria de Administração, também deverá ser aberto em junho. A expectativa é que até o final do ano o novo sistema de transporte coletivo de Teresina entre em atividade.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais