Cidadeverde.com

MPF entra com ação para que Saúde quite atrasos a pacientes

Imprimir
O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) pediu que a Justiça conceda liminar contra o Governo do Estado e o secretário de Saúde, Ernani Maia, para que corrija o atraso no pagamento das verbas relativas ao programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os recursos são destinados a pacientes que moram em outros municípios. 

Depois de um inquérito civil público para apurar a execução do programa, o procurador regional dos direitos do cidadão no Piauí, Kelston Pinheiro Lages, decidiu mover a ação para obrigar o Estado a adotar providências. 

Entre os pedidos do MPF à Justiça Federal está o depósito imediato das parcelas em atraso e o pagamento aos usuários do programa até o quinto dia útil do mês subsequente. A multa solicitada é de R$ 50 mil ao Estado e R$ 5 mil na pessoa do secretário. 

O MPF tomou a decisão após ser informado pela Diretoria da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) que o programa de tratamento fora de domicílio não teria como garantir a data de pagamento, sendo necessária uma solicitação com 15 dias de antecedência para a geração de um processo, nem sempre autorizado pelos auditores. Para Kelston Lages, a demora pode agravar a saúde dos pacientes. 

Ampliada às 17h16
A Secretaria de Saúde respondeu com a seguinte nota:

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí esclarece que vem pagando dentro do prazo todos os pacientes usuários do Tratamento Fora de Domicilio  (TFD). O questionamento do MPF diz respeito ao atraso no pagamento referente ao mês de dezembro, que aconteceu devido ao fechamento tradicional de todos os anos do Sistema de Pagamento do governo. O problema, inclusive, foi solucionado ainda em janeiro.

A Sesapi não tem gerência sobre o processo de fechamento anual do Siafem, que é regido por lei.

Informa ainda que o TFD foi totalmente reformulado, agora com sede própria e mais auditores, o que possibilita os processos tramitarem em apenas oito dias e, em seguida, encaminhados para pagamento.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais