Cidadeverde.com

Todo mundo mais cedo ou mais tarde terá catarata, diz médico

Imprimir
O oftalmologista Cosme Albergaria participou do quadro de saúde do Jornal do Piauí e fez um alerta à população: o assunto de catarata deve interessar a todos, pois “mais cedo ou mais tarde todos teremos catarata”, afirmou. São mais de 500 mil casos por ano, no Brasil. 

Segundo o médico, a célula que origina o cristalino do olho é a mesma que forma os fios de cabelo e a pele, que vão envelhecendo ao longo do tempo e por isso com o olho não é diferente. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“O cristalino faz a gente ver de longe e de perto e ele envelhece assim como nossa pele e nossos fios de cabelo, por isso cria aquela nuvenzinha que já é um sinal de catarata”, afirmou. 

A partir dos 40 anos, as pessoas já devem se preocupar com a visão embaçada, porém cada caso é um caso. “Há a catarata congênita onde crianças já nascem com o problema. E quem tem erros de refração [miopia, hipermetropia, astigmatismo] pode desenvolver mais cedo, além das pessoas que fazem uso de corticoide, por isso é preciso ficar atento”, explicou o médico. 


Albergaria afirmou que manter bons hábitos saudáveis que retardam o envelhecimento do corpo ajudam também a retardar a catarata. 

Cirurgia 
Sobre a cirurgia, o especialista destacou que é uma cirurgia rápida, onde é utilizado um sistema de ultrassom para fazer a limpeza do cristalino e que a pessoa volta a enxergar logo que passa a anestesia, mas recupera totalmente a visão após 15 dias. 

“Isso acontece se o paciente tem somente catarata, mas como geralmente são pacientes idosos, com outras estruturas que envelheceu pode ter outras complicações”, destacou Cosme Albergaria. 


A única forma de retirar a catarata é pela cirurgia e some totalmente, porém deve haver manutenção. 

No Brasil, cerca de 48% das perdas de visão comum são causadas por conta da catarata, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).  


Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais