Cidadeverde.com

Cirurgias aumentaram 18% no ano; HGV comemora 72 anos

Imprimir
Referência no estado do Piauí como o maior hospital da rede pública de saúde com atendimento em média e alta complexidade, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) comemorou com festa seus 72 anos de existência nesta sexta-feira (03). Abrindo as comemorações foi realizada uma Missa em Ação de Graças, na capela do Hospital. Depois, na Praça de Eventos, houve uma homenagem aos médicos que mais se destacaram no volume de cirurgias realizadas durante o ano de 2012.

Em seguida, ao som de muita música  ao vivo com o cantor Zé Benedito, os presentes se juntaram em volta do bolo comemorativo e cantaram o tradicional “Parabéns pra você”. Participaram da solenidade o diretor geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão, diretora administrativa, Cássia Barradas, diretora do Ambulatório Integrado, Clarice Lira, além de coordenadores de clínicas, supervisores, colaboradores, usuários e convidados.

Carlos Iglézias falou do esforço de todos os colaboradores e da importância do Hospital para a saúde pública do Piauí. “Esta comemoração é para celebrar e reconhecer as conquistas do Hospital, bem como lembrar daqueles que ajudaram a construir a sua história, refletindo na confiança que a população nele deposita. O HGV completa 72 anos com orgulho do seu passado, cumprindo sua missão no presente e com a certeza de um futuro muito melhor”, enfatizou.

O diretor destacou a ampliação do volume de cirurgias. Em 2011, foram 6.662 procedimentos cirúrgicos e, em 2012, o total foi de 8.067, que corresponde a um aumento de 18%. O diretor explicou que o hospital realiza, aproximadamente, 800 cirurgias por mês, a maioria delas de alta complexidade. Somente de janeiro a abril deste ano , o HGV já realizou 2.964 procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o diretor, a proposta do HGV tem sido a de realizar “cada vez mais e melhor”.  Apontou os investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos dois anos, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), no processo de reestruturação e modernização do Hospital. O que tornou possível a renovação do seu credenciamento como Hospital de Ensino, em 2012, pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).

“Nesse período, o Hospital passou a oferecer exames de ressonância magnética, adquiriu um moderno mamógrafo digital, modernizou e ampliou o número de salas de raios x, inaugurou um novo centro cirúrgico, dotado de modernos equipamentos, e o Centro de Diagnóstico e Hemodinâmica. Passou a dispor de um aparelho de litotripsia extracorpórea, procedimento utilizado no tratamento de cálculos renais de forma não invasiva. Enfim, foram vários os avanços”, explicou o diretor.

Segundo Iglézias, o hospital vem passando pelas modificações que o próprio tempo exige, substituindo equipamentos obsoletos por aparelhos sofisticados. “Vivemos uma nova fase, na qual estamos acompanhando o moderno avanço tecnológico mundial na área da medicina. Tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar ainda mais essa realidade nós o faremos”, concluiu.

Da Redação
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais