Cidadeverde.com

Governo do Estado vai investir na plantação de palma

Imprimir
 Para auxiliar no combate à estiagem, o Governo do Estado vai investir na plantação de Palma Forrageira, no Semiárido. Estudos científicos comprovam que a planta possui todos os requisitos para suportar os rigores do clima e as especificidades físico-químicas dos solos das zonas Semiáridas.

A Palma Forrageira já é cultivada em vários países e em alguns estados brasileiros para a produção de forragem animal. Em caso de um período longo de estiagem ela pode fornecer energia, água e vitamina A, garantindo o suprimento de alimentos extremamente importantes para a manutenção dos rebanhos, evitando prejuízos com a perda ou venda de animais muito abaixo do valor de mercado.

Pensando nisso, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) irá implantar o programa Plante Palma. A ideia é incentivar o cultivo da planta em sua espécie forrageira. Durante o primeiro ano, 600 criadores em 100 municípios terão ajuda para plantar 200 hectares do vegetal (0,33 hectares por criador), fornecendo sementes (raquetes), arame farpado e orientação técnica. Deverão ser implantados 20 campos de 1,5 hectares em 20 municípios para introdução e multiplicação de variedades da planta.

A instalação do programa nos municípios piauienses passará também por uma campanha educativa. Serão envolvidas 15 mil famílias rurais em 150 municípios, num total de 75 mil pessoas. Outro projeto que deverá ser implantado é o de produção e distribuição de milho ou sorgo. O objetivo é apoiar os pequenos pecuaristas do Semiárido com o fornecimento de alimento para os animais durante os meses críticos da seca. A meta é produzir 80 mil toneladas de silagem e beneficiar 18 mil produtores.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: sdrpalma