Cidadeverde.com

Petrobras vai construir cisternas em cidades do sertão do PI

Imprimir
O Piauí foi incluído no programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2), que pretende construir 20 mil cisternas em 210 municípios do Semiárido brasileiro, beneficiando diretamente cerca de 100 mil pessoas. O programa, bancado com recursos da Petrobras, terá R$ 200 milhões que serão aplicados num período de 12 meses.

Além do Piauí, serão atendidos municípios dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará e mais o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O programa fará a opção por um dos quatro tipos de sistemas de captação e armazenamento dependendo das condições de cada região: cisternas calçadão, cisternas de enxurrada, barreiro trincheira e barragens subterrâneas.

Segundo a Petrobras, todas elas são consideradas soluções simples, de baixo custo, fáceis de serem implementadas e já adaptadas às condições de vida da população rural do Semiárido.

Para a execução do projeto serão capacitados 1.300 pedreiros em técnicas de construção destinadas à captação de água de chuva. Também está prevista a construção de locais para armazenamento de sementes e viveiros de mudas. Essas ações fazem parte de uma estratégia mais ampla cujo objetivo é apoiar a articulação, o fortalecimento e a emancipação da sociedade civil por meio da capacitação para o manejo sustentável da terra e das águas.

O programa será desenvolvido pela Associação Um Milhão de Cisternas Rurais para o Semiárido Brasileiro, organização vinculada à Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais