Cidadeverde.com

Uma em cada 5 mulheres em idade fértil tem mioma; veja como tratar

Imprimir
Os miomas aparecem no organismo feminino sem mostrar sintomas, geralmente. Não há fatores predeterminantes, a não ser caso de histórico familiar. O tema foi abordado pelo quadro Saúde Pra Você do Jornal do Piauí de hoje (15) com o radiologista Felipe Brito. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Pesquisas indicam que uma em cada cinco mulheres em idade fértil desenvolvem miomas, que podem ser subcerosos (fora do útero), intramurais (dentro da parede uterina) e submucosos (dentro da cavidade), que são os mais comuns e causam sangramento.

A diferença entre mioma e cisto é que o mioma é sólido, enquanto o cisto tem conteúdo líquido.

Segundo o radiologista, existe um tratamento novo. Trata-se da embulização, indicado quando há a presença de vários miomas. O procedimento é semelhante ao cateterismo. "O médico introduz um catéter até o útero e joga micropartículas que entopem os vasos e isso causa a morte do mioma. Já fizemos em pacientes aqui no Piauí com 100% de sucesso", explica Felipe.

Esse procedimento custa caro, segundo o radiologista, porque as partículas usadas para entupir os vasos são importadas.


Porém, a maioria dos casos o tratamento é feito com remédios, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Grávidas

Não é indicado para grávidas a retirada de um mioma que ela descubra antes ou durante a gravidez. Ainda de acordo com Felipe Brito, o ginecologista precisa fazer o acompanhamento e tranquiliza as pacientes. "Mesmo em grávidas, o mioma não é motivo para pânico. Dependendo da localização, a convivência com o bebê é pacífica e o tratamento é feito depois do parto", comenta.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais