Cidadeverde.com

Sarah Menezes fica com a prata no World Masters de Judô

Imprimir
Atualizada às 10h50
A judoca Sarah Menezes conquistou neste sábado (25) a medalha de prata na final do World Masters de Judô. O torneio rendeu para a atleta 420 pontos no ranking mundial. O ouro valia 700 pontos. O prêmio em dinheiro é de US$ 6 mil para o campeão e US$ 4 mil para o vice. 

A próxima competição da judoca será o Mundial em agosto no Rio de Janeiro.




Em Tyumen, na Rússia, a Sarah chegou a vencer suas três primeiras lutas por Ippon, golpe de pontuação máxima que encerra o confronto, confirmando o favoritismo no torneio, que reúne os 16 melhores do ranking mundial em cada categoria. Porém, na disputa pelo ouro acabou derrotada. 

Reprodução/ Judo TV/ IJF

A final da categoria até 48kg foi com a japonesa Hiromi Endo, em uma reedição da final do Campeonato Mundial Sub-20 de 2009, disputado em Paris, França. Naquela oportunidade, Sarah Menezes venceu a disputa pelo ouro e sagrou-se bicampeã mundial juniors. 

Dessa vez, Sarah sofreu uma punição, logo no início da luta. Apesar do cartão amarelo não marcar ponto, nas novas regras do judô ele é usado como critério de desempate. A brasileira teve dificuldades para encaixar seus golpes e a luta terminou em 0 a 0 com vitória da japonesa.

Outro brasileiro conquistou medalha neste sábado, Felipe Kitadai (-60 kg) que venceu a disputa pelo bronze. Bruno Mendonça (-73 kg) e Ketleyn Quadros (-57kg) perderam a luta e ficaram em quinto lugar. 

Caminho até a final
Na estreia na Rússia, a campeã olímpica reencontrou Taciana Lima, sua ex-reserva na seleção brasileira e agora defendendo Guiné-Bissau. Como as duas se conheciam bem, a luta já prometia ser amarrada. 

Reprodução/ Judo TV/ IJF
Estreia com a brasileira Taciana: primeiro Ippon do dia

A representante africana sofreu uma punição logo no começo do confronto e precisava atacar, mas Sarah Menezes se defendia bem e aproveitou um erro da adversária para aplicar um Ippon, encerrando a luta a 1min43seg do fim do tempo regulamentar.

Na sequência, a adversária foi Otgontsetseg Galbadrakh, da Mongólia. No primeiro confronto entre as duas atletas na história, venceu a piauiense, novamente ocm ippon antes do fim do combate.

Reprodução/ Judo TV/ IJF
Semifinal contra a japonesa Okamoto e nova vitória

A semifinal reserva outro confronto inédito. A japonesa Riho Okamoto eliminou a cubana Dayares Mestre, principal adversária de Sarah Menezes nas Américas, e garantiu vaga na luta com a piauiense. Depois de sofrer duas punições contra uma da campeã olímpica, a asiática sofreu um Ippon da brasileira, faltando dois minutos para o término da luta.

Na decisão, Sarah Menezes enfrentou a vencedora da outra semifinal, a japonesa Hiromi Endo, que passou pela mongol Urantsetseg Munkhbat.

A TV Cidade Verde está na Rússia fazendo a cobertura completa da participação de Sarah Menezes no torneio. As reportagens serão exibidas ao longo da programação da emissora, na série "Do Piauí para o Mundo".

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais