Cidadeverde.com

CMT propõe concurso para revitalizar pontos de ônibus

Imprimir
As paradas de ônibus da capital têm sido alvo de reclamação por parte de usuários de transporte coletivo e a problemática foi discutida na manhã desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Teresina. O vereador Rodrigo Martins (PSB) propôs à Prefeitura a realização de um concurso para que a população apresente projetos de revitalização dos pontos de ônibus do município.

Em discurso no plenário durante sessão ordinária, Rodrigo Martins apresentou requerimento verbal que sugere a participação popular na busca de soluções no que diz respeito à mobilidade urbana. “Basta percorrer as ruas e avenidas da nossa cidade para perceber que os usuários se protegem do sol e chuva em sombras de postes. Muitas paradas são improvisadas e não contam com bancos, coberturas e acessibilidade”, ressalta o parlamentar.


Rodrigo sugeriu que alguns itens devem ser observados na execução dos projetos, como economia, sustentabilidade, acessibilidade e conforto. “Nosso Estado é reconhecido nacionalmente por possuir profissionais renomados em diversos setores, sobretudo na arquitetura, engenharia e áreas afins. A Prefeitura pode abrir esse concurso para abraçar boas ideias. O que não podemos admitir é que teresinenses tenham apenas o poste e a placa para se abrigarem”, destaca o vereador.

Em apartes, vereadores concordaram com a iniciativa e reiteram a necessidade de revitalização das paradas de ônibus em Teresina. Aluísio Sampaio (PDT) recomendou parceria com a iniciativa privada. “Além de resolver os problemas de mobilidade urbana, do ponto de vista da arquitetura, é necessário buscar acordos com empresas para fomentar o comércio e uso de publicidade nesses pontos”, orienta.

O vereador Antônio José Lira (DEM) cita exemplos de outras capitais que possuem paradas de ônibus apropriadas. “Curitiba é uma capital com pontos confortáveis e adequados ao clima. É preciso colocar gente para pensar diferente ou não se resolve esse problema”, afirma o democrata.

Bibliotecas e condicionador de ar foram sugestões apresentadas pelo vereador Ricardo Bandeira (PSDC). “As paradas devem ser úteis, funcionais, confortáveis e bonitas. Percebemos que algumas delas nem existem. Então, além de protegerem contra o sol, deve haver bibliotecas e até ar-condicionado, bem como acessibilidade”, disse Bandeira, que pediu para subscrever o requerimento verbal feito por Rodrigo Martins.

O socialista encaminhou o pedido ao superintendente de Transportes e Trânsito (Strans), Pang Yen Hsiao, que elogiou a iniciativa e garantiu estudar a possibilidade de realizar concurso com a participação popular.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais