Cidadeverde.com

Americana que mora há 30 anos no PI receberá título de cidadania

A americana Nora Ellen Strenger, conhecida como “Irmã David”, será agraciada com o título de cidadania piauiense. A propositura é do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) que alegou os relevantes serviços prestados por ela na área da saúde.

“Irmã David” é ex-enfermeira e mora há 50 anos no Brasil, sendo 30 deles em Teresina, onde trabalha diretora administrativa do Hospital São Marcos. “Ela desenvolve um grande trabalho social no Piauí. Em seu sítio ela desenvolve atividades de lazer com as crianças e ainda faz um trabalho com todo carinho com pacientes e seus familiares no Hospital São Marcos”, argumenta o deputado.

Nora Ellen também tem uma história de pioneirismo no Piauí. Ela foi a primeira pessoa das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país a ser submetida ao Implante Transcateter de Valva Aórtica (ITVA). O implante foi realizado no dia 25 de agosto de 2012 no Hospital São Marcos. O ITVA é um procedimento indicado aos pacientes idosos que sofrem de uma calcificação em uma das válvulas do coração e que não resistiriam a uma cirurgia convencional, que é um procedimento muito mais invasivo. No ITVA, o cirurgião implanta uma válvula artificial no coração do paciente através de uma de suas veias mais grossas, mais comumente, a veia da perna. Hoje, aos 75 anos, mostra sinais de que não quer parar de trabalhar.

A honraria será entregue as 19 horas no plenário da Assembleia Legislativa. O titulo de cidadania piauiense é dado a todos aqueles que prestam relevantes serviços ao Estado, mas que não nasceram no Piauí.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais