Cidadeverde.com

Conselho Deliberativo quer investir R$ 136 milhões na RIDE em 2014

A Câmara de Vereadores de Teresina reuniu nesta segunda (17) prefeitos, secretários, gestores e vereadores de vários municípios envolvidos na RIDE Grande Teresina. Entre as discussões na audiência pública, as dificuldades as cidades enfrentam com o atraso das atividades.

Os gestores foram unânimes em reclamar do transporte público, mobilidade urbana e saúde, principalmente pelos gestores de Teresina, Altos, Beneditinos e José de Freitas. 

Ascom/CMT

"Temos muitas pessoas em José de Freitas que dependem do transporte para virem trabalhar em Teresina e apenas uma empresa explora o serviço. Esse é o nosso grande problema", comentou o vereador Dante Freitas (DEM).

Em seu pronunciamento, o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, comentou o que está sendo organizado para o orçamento de 2014. 

Segundo Bonfim, a RIDE deverá ter R$ 136 milhões para as obras prioritárias. "Essa verba é do Ministério da Integração Nacional para o próximo ano. A próxima discussão é sobre Saúde, na cidade de Demerval Lobão. Vamos estudar formas de integração das 15 secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Saúde. Vamos conhecer o que a Sesapi tem de propostas. Em agosto vamos discutir transporte. Há proposta do MPE de implantar tarifas diferenciadas. Teremos uma reunião com o secretário Avelino Neiva para montar uma agenda de discussões", explicou.

Ainda de acordo com Washington Bonfim, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) solicitou que cada prefeito e secretário eleja as obras prioritárias para 2014. "Foi uma demanda do prefeito que cada município coloque e exponha suas propostas de mobilidade urbana para buscarmos verbas", declarou.

O propositor da audiência, vereador Gilberto Paixão (PT), ressaltou que as Câmaras Municipais precisam se integrar mais na discussão. "Precisamos nos aprofundar nesses problemas porque os projetos vão passar por aqui. Fala-se em grande volume de obras, mas tem os reclames da sociedade que não estão sendo ouvidos. Precisamos criar uma comissão de vereadores para discutir e participar dessas discussões. É preciso também que os municípios criem comissões para levar as demandas para a RIDE. Estamos tocando na ferida e precisamos fazer debates como esse constantemente", comentou.

O vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) ressaltou que é importante que os prefeitos priorizem obras que elevem a saúde, a educação, o transporte e a mobilidade integrando os municípios e que os poderes Executivo e Legislativo se integrem mais nas discussões. "Deixamos como encaminhamento a integração de todo o Poder Executivo e todo o Poder Legislativo para alavancar a RIDE e colocar essa Casa a disposição para discutir a saída para essa grande quantidade de problemas que envolvem toda a região", disse.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais