Cidadeverde.com

Neurocirurgião alerta sobre risco do AVC no quadro "Saúde pra Você"

De acordo com estatísticas, o acidente vascular cerebral (AVC), ou popular derrame cerebral é uma das principais causas de morte no mundo. Para esclarecer a população, o médico neurocirurgião Emerson Brandão foi entrevistado no quadro Saúde pra Você, desta quinta-feira (20), do Jornal do Piauí.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Os fatores de risco geralmente são: idade, quanto maior a idade, maior a incidência, depois dos 55 anos dobram as chances; os homens são mais propensos a ter AVC; fora a hipertensão, obesidade e tabagismo”, informa o médico.

O principal alerta ainda é para a necessidade de reconhecer os sintomas e providenciar socorro médico o mais rápido possível. Estudos mostram que atendimentos realizados antes de seis horas do primeiro sinal são eficientes e ajudam o paciente a não ter sequelas.


“A demora influencia nos resultados. Os sintomas são: dormência ou perda de força em um dos lados do corpo, alteração na face e na fala. Separados, a chance desses sintomas representarem um AVC é pequena, mas em conjunto pode ser um sinal claro”, disse o médico.

Atenção redobrada às mulheres
Emerson Brandão afirma que as mulheres não devem ficar tranquilas, apesar de estarem fora, geralmente, dos grupos de risco. Ele lembra que a cada 25 mulheres com câncer, uma morre, mas a cada 6 mulheres com AVC, uma morre.


“O uso de anticoncepcional aumenta o risco, principalmente nas mulheres que fumam. Para prevenir, só mesmo mudando hábitos e evitando o consumo de bebidas alcoólicas em exagero”, aconselha. 

O neurocirurgião também esclarece que não há estudos provando a relação entre as dores de cabeças comuns, e até a enxaqueca, com o AVC. “Mas dores de cabeça também podem ser sintomas de AVC. Ao menor sinal, procure um médico”, revela Emerson Brandão.

Se você quer contribuir com o quadro Saúde pra Você, ou pedir esclarecimentos sobre o campo de conhecimento, basta entrar em contato com a produção do programa através do e-mail [email protected].

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais