Cidadeverde.com

Criança pode perder visão após sofrer maus tratos pela família

Imprimir
O caso do garoto Leandro Francisco de Araújo Veloso, de apenas 2 anos e nove meses, está causando comoção na população do município de Geminiano, 327 km de Teresina. A criança está subnutrida e perdeu parcialmente parte da visão após a proliferação de larvas de mosca em um dos olhos. Leandro está internado no Hospital Justino Luz, em Picos, e de acordo com informações médicas, o quadro de saúde é decorrente da falta de cuidados e higiene. 

O médico pediatra José Vigílio explica que a situação da criança é lamentável e esta seria a segunda vez que o garoto apresenta o mesmo problema. 

"Ele está tão fragilizado que até para encontrar uma veia é difícil. Uma situação lamentável que deixa todo mundo abismado devido as lesões ocasionadas por um pequeno ferimento que a criança tinha no olho. É um caso de maus-tratos. Ele fala poucas palavras, foi submetido a uma tomografia hoje e vamos avaliar o caso para ver se ele será transferido para Teresina", destaca o médico. 


De acordo com informações do hospital, Leandro vivia em condições subumanas e está apenas na companhia de uma avó. O pai seria alcoólatra e a mãe teria se recusado a acompanhar a criança.

O secretário de Saúde de Geminiano, Manoel Borges de Moura, explica que os maus-tratos à criança foram descobertos por equipes do Conselho Tutelar e secretaria de Assitência Social. A prefeitura, inclusive, havia disponibilizado uma residência para a família que reside na zona rural, mas a assistência foi recusada.

"No ano passado, o Leandro já havia sido encaminhado ao hospital e, além do problema nos olhos, apresentava possíveis queimaduras de cigarro. Depois disso, o menino passou a ser cuidado pela avó e não era agredido, mas não tinha cuidados necessários", destaca o gestor. 

Internado desde o início da semana, a criança está sendo acompanhado pela avó e vizinhos. A mãe teria se recusado a ir ao hospital e segundo o secretario, revelou que 'preferia ser presa a acompanhar o filho'. 

Irmão da criança também recebe cuidados

O irmão de dois anos, do pequeno Leandro, aguarda em um centro de saúde de Geminiano avaliação médica para constatar também possíveis maus-tratos. A mãe dos garotos também será submetida a exames médicos para diagnosticar se sofre de algum problema mental.

"Quando esta mãe estava de resguardo do Leandro, o pai veio ao hospital e provocou o maior tumulto por que queria manter relações com a mulher no hospital, logo após ela ter a criança. Esta família tem sérios problemas e, apesar das faltas de cuidado, a única pessoa que o Leandro tem apego é a avó", finaliza o secretário de Saúde. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais