Cidadeverde.com

Clubinho de leitura diverte e ensina crianças na Potycabana

Imprimir
“A gente quer voltar para ler e desenhar”, disse uma animada Anna Carolina, de 7 anos, que acompanhada dos pais e familiares, visitou pela primeira vez a Nova Potycabana e logo encontrou o seu local preferido: o Clubinho de Leitura. A iniciativa, que fez sucesso entre a garotada que visitou o parque no último sábado (6), acontece também neste domingo (7), a partir das 17h.

O Clubinho de Leitura faz parte da programação oficial da colônia de férias da Nova Potycabana que é promovida pelo Governo do Estado, através da Coordenadora da Juventude (Cojuv), durante todo o mês de julho.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc), que por meio dos programas Palavra de Criança e Trilhas, forneceu as instrutoras e todo o material didático disponível na atividade.

A proposta do clubinho é estimular o conhecimento do alfabeto e incentivar a leitura criando uma relação lúdica com o livro. As obras disponibilizadas foram escolhidas especialmente para essa finalidade. Livros como o do Menino Maluquinho, personagem marcante do desenhista e escritor brasileiro Ziraldo, estão entre os mais procurados pela criançada.

Segundo a pedagoga Ana Catarina, instrutora do Clubinho de Leitura, os livros foram todos adaptados à Nova Ortografia, fazendo com que a criança aprenda a forma correta da escrita e o uso das palavras sem nenhum esforço. “Leitura nada mais é do que diversão. O livro abre as portas para um universo novo, te leva para lugares que você não conhece. Por isso, trouxemos obras de diversos tipos, voltadas para crianças de todas as idades e adaptadas à Nova Ortografia”, explica a instrutora.

Dezenas de crianças visitaram o clubinho, mas o encanto pela proposta não ficou só com os pequeninos. A pedagoga aposentada Maria da Cruz Lima, levou o neto Marcos, de dois anos, para a Potycabana e se mostrou uma das grandes entusiastas com a iniciativa. “O projeto é nota dez! Estimula a criança para a leitura, a expressão, a escrita e a criatividade. Um dos mais inteligentes que vi por aqui. Amanhã estarei de volta”, afirma.

Francisca das Chagas, moradora da Vila Irmã Dulce, que também levou o neto Marcos Xavier, de 6 anos, e o filho João Paulo, de cinco anos, para passear na Nova Potycabana, disse que amou o clubinho. Segundo Francisca, os meninos, que são portadores de transtorno global de desenvolvimento, conhecido como autismo, adoraram a novidade. “Amei! Gostei demais. Pensei em trazer os meninos aqui porque a gente não gasta nada, só com o transporte e água”, conta. Francisca revelou ainda que apesar de algumas limitações, os garotos já reconhecem o alfabeto e o mais velho consegue ler. "Eles são muito inteligentes", afirma.

Além do Clubinho de Leitura, a criançada vai poder aproveitar, neste domingo (7), uma programação cheia de diversão na Nova Potycabana. Às 17h tem o espetáculo infantil O Diário da Bruxa e a partir das 16h as atrações circenses vão invadir o parque animando a criançada com seus malabarismos.

Programação de domingo (7/7)

16h - Competições  esportivas (classificatória)
16h - Atrações circenses
17h - Clubinho de leitura
17h - Peça Infantil - Diário da Bruxa
18h30 - Aulas de ginástica
19h - Atração musical - Anfitrio

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais